Prefeitura de Joinville estrutura medidas restritivas para o combate à Covid-19

Publicada em 08/03/2021 às 20:45
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

Com um iminente colapso das unidades de saúde da rede pública e privada, o prefeito Adriano Silva realizou uma reunião emergencial do Gabinete de Crise, no fim da tarde deste domingo (7/3). O objetivo foi estruturar o endurecimento das medidas restritivas, que se tornaram indispensáveis para frear o avanço da transmissão do vírus.

Assim como outras cidades que passam pela mesma situação, como Chapecó e Lages, a Prefeitura de Joinville estrutura ações para restringir a movimentação de pessoas. Estas medidas serão discutidas junto aos Comitês Estratégicos durante esta segunda-feira (8) e publicados em um decreto com vigência e partir de quarta-feira (10/3).

“Sem dúvida, chegamos ao ponto mais crítico desde o início da pandemia. Neste momento, nosso esforço é dar as condições necessárias para que a rede de saúde de Joinville comporte a altíssima demanda que se apresenta. Para isso, a colaboração da população é fundamental”, apela o prefeito.

A prefeitura acompanha com atenção o crescimento da procura por atendimento, o aumento da ocupação de leitos e a gravidade do quadro de saúde dos pacientes suspeitos e confirmados de Covid-19 em Joinville.

A Prefeitura de Joinville reforça as orientações para a importância do uso de máscara de proteção, da higiene das mãos e do distanciamento social, além de ser fundamental evitar aglomerações ou ambientes com grande concentração de pessoas.

Acompanhamento da variante inglesa

As equipes da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Joinville e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde realizam o acompanhamento de um morador de Joinville suspeito de ter contraído a variante inglesa do novo coronavírus. O caso é de um jovem, que foi atendido no dia 17 de fevereiro em um hospital particular da cidade. O quadro de saúde dele permaneceu estável.

• Homem, 26 anos, morador da Zona Sul, sem histórico de viagem ao exterior.

Variante brasileira com circulação comunitária

De acordo com os últimos registros da Secretaria da Saúde de Joinville, a cidade confirmou a transmissão comunitária da variante brasileira do novo coronavírus entre a população.

Até o momento, cinco casos foram identificados na cidade. O trabalho de mapeamento realizado aponta que dois possuem histórico de viagem para Manaus e três não têm registro de deslocamento.

• Homem, 55 anos, morador da Zona Leste, com histórico de viagem para Manaus.
  • Homem, 72 anos, morador da Zona Leste, com histórico de viagem para Manaus.
  • Homem, 68 anos, morador da Zona Sul, sem histórico de viagem.
  • Homem, 39 anos, morador da Zona Leste, sem histórico de viagem.
  • Homem, 55 anos, morador da Zona Leste, sem histórico de viagem.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.