Prefeitura de Joinville retoma imunização de gestantes e puérperas com comorbidades

Publicada em 13/05/2021 às 08:34
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

Seguindo as orientações da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) da Secretaria de Estado da Saúde, a Prefeitura de Joinville vai retomar, a partir de quinta-feira (12/5), a vacinação de gestantes e puérperas que possuem mais de 18 anos e fazem parte de algum grupo das comorbidades previstas nesta fase.

Para receber a vacina da Covid-19, é necessário que a gestante ou a puérpera tenha realizado agendamento no site joinville.sc.gov.br e apresente documento que comprove a comorbidade. Além disso, será preciso autorização do médico que acompanha a gestação, prescrevendo a vacina.

“Logo que recebemos a determinação da DIVE, nossa equipe se reuniu para viabilizar o retorno imediato da vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades”, afirma Jean Rodrigues da Silva, secretário da Saúde de Joinville.

A imunização deste público estava temporariamente suspensa, seguindo um alerta emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em função de uma ocorrência registrada com uma gestante que recebeu imunizante da AstraZeneca/Fiocruz.

Por este motivo, a retomada será realizada com imunizantes dos laboratórios Sinovac/Butantan e Pfizer. Em nível estadual, a orientação para o retorno da imunização de gestantes e puérperas com comorbidades foi publicada na Nota Técnica 19 – DAPS/DIVE/DIVS/SUV/SES.

De acordo com o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, gestantes e puérperas sem comorbidades ainda não fazem parte do grupo contemplado neste momento. Por este motivo, não estão aptas para realizar o agendamento.

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.