Solicitar consulta tributária

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 21.0.158542-6, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 02/05/2024 às 12:18.

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como solicitar consulta tributária, procedimento por meio do qual o contribuinte, sendo pessoa física ou jurídica ou entidade equiparada para tal fim, questiona o fisco sobre situação legal diante de determinado fato de entendimento duvidoso.

Quem pode fazer?

Contribuinte, pessoa física ou jurídica, ou entidade equiparada.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos Autosserviço Todos os dias, 24 horas
Presenciais Não é possível  
Telefônicos Não é possível  
Postais Não é possível  

Como fazer?

Como fazer?

1) Reunir documentos necessários

  1. Documento de identificação com foto (RG ou CNH) do representante legal (se for o caso)
  2. Autorização de Representação Legal contendo assinatura idêntica àquela constante no documento de identidade, nas situações em que o processo for autuado por representante do contribuinte.
  3. Petição contendo os fatos na sua integralidade, especificando o ponto em que o consulente deseja ser orientado sobre a aplicação da legislação tributária.
  4. Demais documentos pertinentes ao caso a ser tratado.

2) Protocolizar informações

  1. Acessar Autosserviço com sua conta “gov.br”. Você deve possuir o nível “Prata” ou “Ouro” no “gov.br” para iniciar o processo. Para mais informações sobre como acessar o Autosserviço, clique neste link.
  2. Escolher opção “Meus Processos” e clicar em “Novo Processo”.
  3. Selecionar “Req. para Consulta Tributária”.
  4. Fornecer informações e/ou anexar documentos solicitados conforme etapa 1.
  5. Submeter (enviar) a requisição e aguardar análise. O número do processo (protocolo) gerado aparecerá na tela.

3) Inserir novos documentos/requerimentos em um processo que está em andamento

Acessar opção “Meus Processos”, no Autosserviço, para ter acesso à lista dos processos decorrentes dos seus requerimentos. Localizar seu processo, clicar na opção “+ Adiciona um novo requerimento ao processo” e, na sequência, selecionar o requerimento desejado. Após o preenchimento do requerimento (formulário eletrônico), é necessário submeter (enviar) as informações à Prefeitura.

4) Consultar tramitação e obter resultado

Para consultar tramitação (andamento) do processo e obter resultado, acessar opção “Meus Processos”, no Autosserviço, e clicar na imagem da lupa “Consultar”.

Quanto custa?

Este serviço não possui custo adicional, uma vez que já foi pago com o dinheiro do seu imposto.

Quanto tempo leva?

Prazo para análise é de 30 (trinta) dias úteis.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

Manifestar-se

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.

Skip to content