Prêmios e reconhecimentos do Município de Joinville

Joinville é excelente, sustentável, inteligente e empreendedora. Nossas conquistas são prova disso, e os reconhecimentos que recebemos nos motivam a crescer e inovar cada vez mais, para sermos uma referência em todas as áreas.

Nesta página, você conhece os principais prêmios e reconhecimentos recebidos pelo Município de Joinville.

A transparência da gestão da Prefeitura de Joinville foi reconhecida com o selo Prata do Programa Nacional de Transparência Pública da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).

A segunda edição da iniciativa avaliou mais de 8 mil entidades do Brasil. Entre os órgãos analisados, apenas 16% (1.303) foram reconhecidos com selos. A pontuação média nacional foi de 58,13%, enquanto Joinville alcançou índice de transparência de 78,48%.

Visualize o certificado Qualidade em Transparência Prata 2023

Joinville foi uma das três grandes finalistas no ranking geral do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, que reconhece as cidades que mais se destacam na gestão pública.

O Prêmio Band Cidades Excelentes é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes, em parceria com o Instituto Aquila. Ele tem o objetivo de reconhecer a administração municipal de cidades que utilizam as boas práticas de gestão, com foco na excelência e na transparência.

Dos mais de 5,5 mil municípios brasileiros, 56 foram finalistas do Prêmio Band Cidades Excelentes, que utiliza informações públicas de 67 indicadores para qualificar as prefeituras que se destacam em cada segmento.

Em 2021, Joinville também garantiu a terceira posição na etapa nacional do Prêmio Band Cidades Excelentes, na categoria “Cidades acima de 500 mil habitantes”. A avaliação foi feita por meio de algoritmos que verificaram 41 indicadores divididos em pilares de Eficiência Fiscal e Transparência, Educação, Saúde e Bem-Estar, Infraestrutura, Mobilidade Urbana, Desenvolvimento e Ordem Pública.

Veja mais detalhes sobre o prêmio

Joinville é destaque do estudo das Melhores Cidades para Fazer Negócios 2023, elaborado pela Urban Systems e pela Exame.

O Município está em 1º lugar no ranking de Indústria. Na edição do ano passado, Joinville não figurava entre as 100 primeiras cidades colocadas.

É a primeira vez que uma cidade de Santa Catarina ocupa a liderança no setor industrial, no estudo Melhores Cidades para Fazer Negócios, que é elaborado desde 2014.

Um dos indicadores levados em conta para o estudo é que Joinville teve um saldo positivo de 1,4 mil empregos no setor da indústria da transformação. Também apresentou crescimento de 3,7% no número de empresas do setor, aumento de 9,95% na exportação de produtos industriais e concentração de 34% do total de empregos formais da cidade no setor industrial.

Leia a reportagem completa publicada pela revista Exame

Quando o assunto é empreendedorismo, Joinville se destaca pela gestão que tem feito para incentivar o surgimento de novas empresas e a manutenção das que já existem na cidade.

Joinville está entre as três melhores cidades para se empreender no país, conforme avaliação do Índice de Cidades Empreendedoras 2023.

O Índice de Cidades Empreendedoras é desenvolvido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Endeavor, utilizando dados públicos. Em 2021, Joinville ocupava a 16ª posição, e em 2022, a nona. Neste ano, subiu para a terceira colocação em um índice que avalia as 101 maiores cidades do Brasil.

O levantamento é composto pela análise de sete critérios: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora. Em todos eles Joinville tem boa pontuação, mas o destaque é principalmente para o indicativo “ambiente regulatório” onde são avaliados itens como redução da burocracia, tempo para andamento dos processos e tributação.

Veja mais detalhes sobre o índice

Joinville conquistou no mês de junho de 2022 o 1º lugar no ranking “Melhores Cidades do Brasil” ao chegar a 190 pontos nas categorias Geral e Grande Porte.

O ranking “Melhores Cidades do Brasil” é uma iniciativa da Editora Três, responsável pela publicação da revista IstoÉ, e da Austin Rating. Ele considera dados públicos de 5.565 municípios brasileiros e está dividido em quatro categorias: Geral, Grande Porte, Médio Porte e Pequeno Porte.

Leia a reportagem completa publicada pela revista IstoÉ

Confira detalhes do ranking

O Ministério da Economia divulgou em março de 2022 o resultado do Índice de Concorrência dos Municípios (ICM). O levantamento foi realizado com as capitais e as maiores cidades dos estados. Joinville atingiu a média de 483,6, liderando o ranking em Santa Catarina e ficando acima da média nacional, que é de 473,6.

Em um comparativo geral, entre os 61 municípios brasileiros pesquisados, Joinville ocupa a 27ª posição. O objetivo do levantamento é analisar o ambiente concorrencial dos municípios, com coleta e geração de dados e informações, e também proporcionar uma ferramenta de diagnóstico e identificação de boas práticas aos municípios brasileiros.

Confira o Índice de Concorrência dos Municípios

O Joinvasc, programa público de tratamento de acidente vascular cerebral (AVC) de Joinville, foi o campeão do Value-Based Health Care (VBHC) Prize 2021, sendo eleito o melhor programa mundial de Valor em Saúde daquele ano.

Além do prêmio principal, o Joinvasc também foi vencedor na categoria aberta à comunidade, ao obter mais de 55% dos votos recebidos na votação popular.

O prêmio Value-Based Health Care (VBHC) Prize é organizado pelo Decision Institute, da Holanda. A condecoração é realizada anualmente e reconhece iniciativas inspiradoras, fundamentadas no valor em saúde e que conseguem entregar resultados de excelência aos pacientes.

Entre os 12 finalistas que disputaram a edição de 2021, o Joinvasc foi o único representante da América Latina e o único direcionado ao tratamento de AVC.

Veja mais detalhes sobre o prêmio

A Companhia Águas de Joinville – CAJ foi vencedora do prêmio Going Digital Awards in Infrastructure 2021, na categoria Sistemas de Água, Esgoto e Drenagem, com o projeto Simulação Hidráulica.

Única representante do Brasil, a companhia de saneamento de Joinville foi a campeã de uma das 19 categorias da competição, concorrendo com cerca de 300 projetos enviados por 230 organizações de 45 países.

A equipe técnica da Companhia iniciou estudos visando reduzir os efeitos que longos períodos de estiagem poderiam causar em um dos mananciais mais importantes de Joinville, o Piraí.

A solução encontrada apresentou custo próximo de zero, utilizando a infraestrutura já existente, com realização de interligações entre redes de macrodistribuição, manobras entre reservatórios e adequações operacionais que, inclusive, melhoraram o abastecimento da zona Leste do Município, reduzindo em aproximadamente 90% as reclamações de falta de água na região.

Conheça mais sobre o prêmio

Joinville recebeu o Selo Nível Prata da Connected Smart Cities, em São Paulo, durante o CSC GovTech, evento que promove a modernização e a inovação do setor governamental. O Selo Prata da Connected Smart Cities é concedido para cidades que contam com ecossistemas municipais de inovação já estabelecidos e com resultados emergentes.

São avaliados os seguintes quesitos: políticas e estratégias de inovação; participação e colaboração das hélices; transparência e acesso à informação; cultura de inovação e ambientes e resultados de inovação.

Em 2021, Joinville obteve a terceira colocação geral no Ranking Connected Smart Cities, no eixo economia.

Entre os estados do Sul, Joinville foi a cidade melhor colocada e ficou atrás apenas de Barueri (SP) e São Caetano do Sul (SP) no ranking nacional. Joinville também teve uma posição de destaque no eixo mobilidade, ficando em oitavo lugar no Brasil.

O Ranking Connected Smart Cities 2021 avaliou as cidades mais inteligentes e conectadas do país.

No eixo economia, Joinville apresentou 11,24% no crescimento do PIB per capita. O crescimento do número de empregos foi de 12,60%. As empresas de tecnologia tiveram um acréscimo de 6,02%. O número de MEIs aumentou 22,97%.

Saiba mais sobre o ranking

Joinville é considerada Modelo em Marketing Territorial e Liderança Empreendedora, ao vencer a premiação promovida pelo Sebrae.

A cidade venceu com o projeto “Joinville para as Pessoas”, que inclui ações como incentivos aos empreendedores, revitalização de espaços públicos, leis, promoção de eventos e articulação das forças da cidade para o desenvolvimento econômico e bem-estar.

Esta foi a 11ª edição do prêmio Prefeito Empreendedor, etapa catarinense. Para ser premiada, Joinville passou por um processo de avaliação que incluiu uma inscrição detalhada com informações sobre as ações e uma visita técnica. O julgamento foi feito por uma bancada convidada pelo Sebrae Estadual para definir os projetos vencedores em cada uma das oito categorias.

Veja mais detalhes sobre o prêmio

Joinville foi a terceira colocada na categoria Cidade Empreendedora no XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora. O evento destacou o trabalho e as iniciativas inovadoras de 29 municípios catarinenses. 

Ao todo, concorreram ao prêmio 107 municípios que inscreveram mais de 150 projetos. As iniciativas têm como objetivo o desenvolvimento do ambiente de negócios, territorial e o fomento ao empreendedorismo.

Conheça mais sobre o prêmio

Escola Pública de Trânsito de Joinville (Eptran) foi premiada com o terceiro lugar do Prêmio CONSEMS, promovido pelo Conselho Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Segurança 2024.

Com a premiação, que teve a participação de trabalhos de todo o Brasil, a Eptran foi reconhecida como exemplo de boas práticas, dentro da área temática de trânsito. O projeto premiado chama-se Trânsito e Cidadania e é realizado com alunos dos 4º e 5º anos de escolas públicas e particulares de Joinville.

Veja mais detalhes sobre o prêmio

A Defesa Civil de Joinville foi a única no Estado a receber o certificado categoria “Ouro” no Programa SC Resiliente no Ciclo 2020/2021, que propõe o desenvolvimento de ações de enfrentamento a desastres e mudanças climáticas em Santa Catarina.

Dentro do Programa SC Resiliente, cada município participante construiu uma agenda de resiliência, que reúne um conjunto de compromissos assumidos entre três categorias de atuação possíveis: Capacitações, Ações Estruturais e Não Estruturais, e Parcerias e Financiamentos.

Participaram do ciclo 2020/2021 do programa 114 municípios. Destes, 87 completaram as atividades e receberam certificação. 64 cidades ganharam o certificado bronze, 18 o selo de prata e um município a classificação ouro. Outros quatro municípios receberam certificado de participação.

Conheça mais sobre o programa

Joinville teve projetos vencedores nas edições de 2023 e 2024 do Prêmio InovaCidade. Realizado pelo Instituto Smart City America Business, o prêmio reconhece iniciativas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida nas cidades. A cerimônia de premiação acontece durante o Smart City Business Brazil Congress (SCB-BR), considerado o evento mais importante sobre cidades inteligentes da América Latina.

Em 2023, Joinville foi premiada com o projeto “Diagnóstico Socioambiental por Microbacias Hidrográficas para aplicação das faixas marginais de cursos de água urbanos”, da Secretaria de Meio Ambiente (Sama), e se destacou ao lado de projetos de prefeituras como as de São Paulo e Rio de Janeiro. Na edição, 32 projetos e iniciativas que apresentam impactos positivos foram selecionados.

Na edição de 2024, o projeto do “Passeio Público do Bairro Paranaguamirim”, elaborado pela Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (Sepur) da Prefeitura de Joinville, foi um dos 43 projetos premiados pelo Instituto, selecionados entre inscritos de todo Brasil.

Conheça mais sobre o prêmio

Joinville ficou entre os três finalistas do Brazilian Awards Smart City Expo Curitiba 2024, na categoria Prêmio Mobilidade Urbana, que teve mais de 300 projetos inscritos. Considerado o maior evento de inovação do Brasil e América Latina, o Brazilian Awards Smart City Expo Curitiba reconhece e valoriza o trabalho das cidades que estão implementando projetos sustentáveis e inovadores no Brasil.

O destaque da cidade é devido às suas práticas de Smart Mobility, que utiliza a simulação de tráfego para auxiliar nas tomadas de decisão relacionadas à mobilidade urbana, como as alterações viárias. A Smart Mobility resulta em maior confiança antes de aplicar recursos e possibilidade de simular diversos cenários. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (Sepur), firmou parcerias com o Waze e com a Agência Aeroespacial Alemã na aplicação dos dispositivos.

Veja mais detalhes sobre o prêmio

Skip to content