Joinville tem programação voltada ao combate do abuso sexual de crianças e adolescentes

Publicada em 17/05/2023 às 12:21
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS

Em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional do Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Joinville organizou uma série de atividades dedicadas ao tema durante o mês.

Na quinta-feira (18/5), às 9h, será apresentada no Plenarinho da Câmara de Vereadores de Joinville a atualização do Protocolo de Atendimento a Pessoas em Situação de Violência Sexual. O documento é elaborado pela Comissão Aconchegar, formada por integrantes da Prefeitura de Joinville (Conselho Tutelar, Secretarias da Saúde, Educação, Assistência Social e Proteção Civil e Segurança Pública), Forças de Segurança, Instituto Geral de Perícias (IGP), Ministério Público e Hospitais da cidade.

O Protocolo tem como objetivo nortear o atendimento às pessoas em situação de violência sexual e suas famílias, de forma humanizada, qualificada e integrada, evitando a revitimização.

Também no dia 18, a Secretaria de Assistência Social (SAS) realizará ações de conscientização nas ruas próximas aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade, com a entrega de folder orientativo.

Além da ação voltada às comunidades nas imediações dos CRAS, todas essas unidades terão uma programação interna no mês de maio, com rodas de conversa, apresentações teatrais e palestras. Outra ação da SAS, no dia 18/5, das 14h às 16h, são apresentações teatrais na Estação Cidadania e Cultura do CEU Aventureiro (rua Santa Luzia, 955). A entrada é gratuita.

“Neste mês, teremos uma programação bem extensa, para intensificar a importância do combate ao abuso e exploração sexual. E é vital que a comunidade tenha conhecimento do seu papel na proteção de nossas crianças e adolescentes”, afirma a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo.

Estatísticas

No ano passado, os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) atenderam 98 crianças e adolescentes em situação de abuso sexual intrafamiliar (praticado por um membro da família). No mesmo período, os CREAS registraram 25 atendimentos de casos de abuso sexual cometidos por pessoas que não faziam parte do núcleo familiar da vítima.

De janeiro a março deste ano, foram registrados nos CREAS 26 casos de abuso sexual intrafamiliar e seis casos extrafamiliar.

“A SAS tem um papel importantíssimo no combate ao abuso e exploração sexual, seja na proteção social básica, por meio dos CRAS, onde diariamente trabalhamos a prevenção, assim como na proteção social de média e alta complexidade. Quando ocorre o abuso ou a exploração, essa criança ou adolescente passa pelo atendimento da SAS e será encaminhada para a proteção especial de média ou alta complexidade”, explica a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo.

Programação das ações de conscientização no dia 18 de maio

CRAS Adhemar Garcia – 9h às 11h, cruzamento da rua Marechal Luz com a rua Agulhas Negras
CRAS Aventureiro – 10h às 12h, cruzamento da rua Emílio Landmann com a rua Tuiuti
CRAS Comasa – 8h às 12h, próximo às unidades de ensino e saúde da região