Saúde de Joinville tem aprovação de 21 profissionais do Programa Mais Médicos para o Brasil

Publicada em 01/09/2023 às 19:21
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde (SES), recebeu do Ministério da Saúde a aprovação para a contratação de 21 médicos por meio do Programa Mais Médicos para o Brasil, do Governo Federal.

Dos 21 profissionais aprovados, 16 estão aptos para se apresentar em Joinville, entre os dias 12 e 18 de setembro.

Os contratados atuarão como médicos da Estratégia de Saúde da Família, nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) com maior vulnerabilidade e rotatividade de profissionais.

A aprovação dos médicos é resultado da adesão de Joinville à Portaria 752, do Ministério da Saúde, que prevê a abertura de novas vagas do Programa Mais Médicos para o Brasil. Na ocasião, o município se cadastrou e solicitou 51 médicos.

Nesta modalidade, o Governo Federal prevê um modelo chamado de coparticipação, onde o município continua a pagar os auxílios moradia e alimentação e o Ministério da Saúde paga a bolsa formação no valor de R$ 12,5 mil. Porém, esse valor pago será deduzido do Piso da Atenção Básica que o município recebe do Governo Federal.

O programa federal prevê a contratação dos médicos por 48 meses podendo-se prorrogar pelo mesmo período. Atualmente, a Secretaria da Saúde de Joinville conta com 4 médicos do Programa Mais Médicos e 4 do Programa Mais Médicos para o Brasil.