Educação de Joinville investe R$ 130 milhões em tecnologia para potencializar aprendizagem

Publicada em 01/12/2023 às 11:03
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

A Secretaria de Educação de Joinville investiu mais de R$ 130 milhões em tecnologia nos últimos três anos. Os recursos foram aplicados na instalação da rede wi-fi em todas as 165 Escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs), além da aquisição de tecnologias educacionais para potencializar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

O investimento possibilitou a compra de 1.952 kits de robótica e 20 mil chromebooks para uso dos alunos, além de 4.410 notebooks para professores e 1.070 projetos interativos para uso em sala de aula.

“Com estes investimentos, buscamos equipar as nossas equipes e unidades escolares para transformarem as aulas em experiências ainda mais significativas, criativas e inovadoras para os alunos”, explica o secretário de Educação, Diego Calegari.

Com todo o aparato tecnológico adquirido pela Secretaria de Educação, a equipe formada por mais de 60 professores integradores de mídias e metodologias (PIMMs) que atuam nas unidades escolares conseguem realizar um trabalho diferenciado com os alunos da Rede Municipal de Ensino, integrando tecnologias e metodologias ativas dentro da sala de aula.

As atividades com tecnologias estão permeadas nos diversos componentes curriculares, envolvendo professores de todos os anos escolares, em locais preparados especialmente para o desenvolvimento da criatividade e inovação dentro das escolas, conhecidos como espaços makers. Atualmente, são 50 unidades escolares com esse ambiente, onde funcionam os 21 clubes de robóticas existentes na Rede Municipal de Ensino.

Além disso, também são oferecidas atividades no contraturno envolvendo tecnologia, como o curso de programação <Lab_Code>, presente em 27 escolas piloto com a participação de 1,3 mil alunos, e o programa Meninas na Tecnologia, em parceria com a UFSC, que atente 228 alunas de 18 escolas municipais.

Todos esses projetos já possibilitaram a participação de 2 mil alunos em desafios e competições ao longo dos últimos anos, como a First Lego League (FLL), o Campeonato Joinvilense de Robótica (com 250 participantes de 41 equipes de escolas municipais em 2023) e o Hellow.