Dragagem e desassoreamento do Rio Águas Vermelhas vai beneficiar moradores de cinco bairros de Joinville

Publicada em 04/12/2023 às 18:35
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

Na tarde desta segunda-feira (4), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana, autorizou o início das obras para dragagem e desassoreamento do Rio Águas Vermelhas. Os moradores de cinco bairros da zona Oeste devem ser diretamente beneficiados, com a redução no risco de enchentes e alagamentos.

Com a entrega da Ordem de Serviço, a empresa vencedora da licitação começa a montagem do canteiro onde ficarão as máquinas e equipamentos usados no serviço.

“O morador vai ver escavadeiras hidráulicas alargando a calha do rio. Porém, em alguns pontos, a gente só consegue fazer esse mesmo trabalho com uma draga. E, há mais de uma década, Joinville não usava esse tipo de técnica, fazendo o desassoreamento do rio com o uso da draga. O licenciamento dessa obra e a execução do projeto estão permitindo que a gente execute com qualidade”, explica o diretor da Secretaria de Infraestrutura Urbana, engenheiro Fabiano Lopes de Souza.

Durante o discurso, o prefeito Adriano Silva lembrou que a primeira ação realizada no mandato foi o trabalho de combate à enchente, já que na madrugada do dia 1º de janeiro de 2021, a cidade teve diversos bairros alagados.

“Por volta da meia-noite e quinze, a Defesa Civil me ligou avisando que tínhamos seis bairros embaixo da água. Desde 2021, colocamos em prática no nosso governo um programa permanente de limpeza e manutenção de rios. O fato de mesmo com a quantidade excessiva de chuva, não termos alagamentos nos últimos meses, é resultado efetivo do trabalho das nossas equipes. As Unidades Regionais de Obras têm plantões todos os fins de semana, feriados e agora no fim do ano para atender o joinvilense em caso de situações urgentes”, pontua o prefeito.

Com relação à obra de desassoreamento do Rio Águas Vermelhas, o prefeito falou sobre a segurança que ela trará aos moradores de regiões que recebem influência do rio em dias de chuva. “Nós temos que nos orgulhar desse projeto, porque, de fato, ele vai mudar a vida dessas pessoas. Vai fazer com que esses bairros se tornem mais seguros, possibilitando que quem mora lá, durma mais tranquilo em dias de chuva”, diz.

As obras de dragagem e desassoreamento do rio Águas Vermelhas vão beneficiar a população dos bairros São Marcos, Nova Brasília, Glória, Morro do Meio e Vila Nova. Quando acontecem chuvas intensas, o Águas Vermelhas enche rapidamente, causando o extravasamento dos canais dos rios Motucas, Lagoinha e Arataca. Mais de 500 mil metros cúbicos serão dragados nesses 11 quilômetros de obra.

O investimento é de R$ 31.745.614,53 para a obra e R$ 2.662.203,00 para a supervisão. A vencedora da licitação é a Empresa Submar.

O projeto engloba a implantação da drenagem superficial (valas, tubos, bueiros), escavação do leito e margens (cortes e aterros), dragagem e desassoreamento mecanizado. Também inclui a revegetação de taludes, das áreas de preservação permanente e das áreas de depósito de sedimentos.

A obra foi viabilizada por meio do contrato assinado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Projeto Viva Cidade 2 – Revitalização Ambiental e Urbana do Município de Joinville.