Prefeitura de Joinville realizará primeiras ações com o castramóvel na próxima semana

Publicada em 12/12/2023 às 11:54
Relacionado a: Unidade de Bem-estar e Proteção Animal - SAMA.UBE

Nos dias 19 e 20 de dezembro, a Prefeitura de Joinville realizará um mutirão de castração no Centro de Bem-Estar Animal (CBEA). Podem levar seus cães e gatos, mediante agendamento, as pessoas que já preencheram fichas de castração e estão no cadastro do CBEA. A ação marca a estreia do castramóvel, um veículo adaptado que funciona como clínica itinerante.

O agendamento para o mutirão de castração está aberto e é feito por meio do telefone (47) 3407-2149, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. As vagas são limitadas. Durante os dois dias do mutirão de castração, será realizada no local uma feira de adoção de animais do CBEA.

Todos os procedimentos de castração ocorrerão dentro das instalações do CBEA, onde o castramóvel estará estacionado nos dias 19 e 20 de dezembro, com espaços reservados para a recuperação pós-operatória dos animais.

“Os animais não serão entregues imediatamente após a castração. Teremos todo um cuidado para a plena recuperação deles. O castramóvel é uma novidade para Joinville, então é importante que sua estreia seja no CBEA, onde há todo o suporte de estrutura física para o pós-operatório”, explica Elisabet de Souza Mendes, gerente do Centro de Bem-Estar Animal.

Ao ligarem para realizar o agendamento, os tutores receberão as instruções dos cuidados para o pré-operatório, como o tempo que o animal deve ficar em jejum, por exemplo.

O castramóvel é uma das ações proporcionadas pela parceria da Prefeitura com a Clinicão, uma clínica veterinária que venceu a licitação e, desde o dia 26 de outubro, realiza os serviços veterinários, bem como transporte, plantão e manejo dos animais.

O CBEA também realiza castrações por meio de clínicas e hospitais veterinários credenciados para prestação desse serviço e de microchipagem. Todas as informações sobre o processo de solicitação de castração estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville (https://bit.ly/PedirCastracao).

Microchipagem

Este ano, a Prefeitura de Joinville realizou mais de 5,6 mil procedimentos de microchipagem. Só nos oito mutirões realizados em 2023, em diversos bairros da cidade, foram microchipados 4.444 cães e gatos.

O microchip tem o tamanho aproximado de um grão de arroz e não apresenta risco para o animal. Dentro desse microchip, estarão as informações do animal e de seu tutor. Em uma eventualidade desse cão ou gato escapar, é possível localizá-lo com maior facilidade. A microchipagem também auxilia com dados usados na elaboração de políticas públicas para essa área. O serviço é oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Joinville durante todo o ano.

Reforma e ampliação

Outro avanço para o Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), este ano, foi a conclusão de sua obra de reforma e ampliação. O investimento da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sama), foi de R$ 1,6 milhão. Foi adequada toda a área administrativa e operacional, além da ampliação dos espaços destinados para os animais e serviços de apoio.