Joinville recebe certificado de Destino Turístico Inteligente em Transformação

Publicada em 18/12/2023 às 12:10
Relacionado a:

O turismo de Joinville foi destaque no Salão Nacional do Turismo 2023 – Conheça o Brasil. Durante o evento, que encerrou no domingo (17/12), a gerente de Turismo da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Vanessa Venzke Falk, recebeu o certificado de Destino Turístico Inteligente em Transformação para o município, e ainda apresentou a plataforma online desenvolvida para auxiliar o turista nacional e estrangeiro a obter mais informações sobre a cidade.

De acordo com o Ministério do Turismo, o evento, que está na 7ª edição, tem uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização de roteiros, experiências e produtos turísticos organizados e estruturados segundo as diretrizes e os princípios do Programa de Regionalização do Turismo e da Política Nacional de Turismo, desenvolvidos pelo Ministério.

Em junho deste ano, Joinville foi contemplada pela pasta no Programa “Destinos Turísticos Inteligentes”. A iniciativa buscava municípios com infraestrutura básica e potencial para desenvolver eixos relevantes para o projeto, como acessibilidade, tecnologia e governança.

O programa capacitou os gestores do poder público municipal que então foram incumbidos de criar um Plano para o Desenvolvimento do Turismo Local. O desafio foi realizado, proporcionando o recebimento do certificado desta primeira etapa em Brasília.

Em setembro, a Prefeitura de Joinville apresentou o site visitejoinvillevirtual.com.br. A plataforma oferece a possibilidade das pessoas conhecerem virtualmente pontos turísticos do município. A iniciativa foi desenvolvida pelo Convention Visitors Bureau, por meio de um convênio da entidade com a Prefeitura de Joinville para promover o turismo na cidade.

Além da gerente de Turismo, que representou a Prefeitura, integrantes do Convention Visitors Bureau participaram da apresentação da plataforma em um estande no Salão Nacional do Turismo, entre sexta-feira e domingo (15 e 17/12).