Prefeitura de Joinville realiza mutirão de castração nesta terça-feira, no CBEA

Publicada em 19/12/2023 às 18:00
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA

A Prefeitura de Joinville realizou nesta terça-feira (19), no Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), a primeira ação com o castramóvel, um veículo adaptado que funciona como clínica itinerante. O equipamento foi utilizado no mutirão de castração de cães e gatos.

Foram distribuídas 140 fichas de castração – 52 gatos e 88 cães. O mutirão estava previsto para ocorrer também na quarta-feira (20/12), mas, devido à baixa procura, as castrações serão todas concentradas nesta terça. O agendamento ocorreu previamente, mediante ligações para o CBEA.

Segundo a gerente do Centro de Bem-Estar Animal, Elisabet de Souza Mendes, a Prefeitura tinha condições de realizar 400 castrações, nos dois dias previstos para o mutirão.

“O município tem mais de 2 mil fichas de castração, de pessoas que poderiam ter agendado a cirurgia de seus animais de estimação no mutirão, mas não o procuraram”, explica a gerente.

Os procedimentos cirúrgicos do mutirão ocorrem dentro do castramóvel, com as dependências do CBEA utilizadas para a recuperação pós-operatória dos animais.

Daiane Pereira Rodrigues aproveitou o mutirão para castrar a gata Kiara, que ela encontrou na rua, abandonada em uma caixa, quando era filhote.

“Essa ação é muito importante, para ter menos animais nas ruas. O custo de uma castração é alto, então um mutirão desses é muito vantajoso”, elogia Daiane.

A pinscher Alice estava na fila, para ser castrada. “Ela é muito fujona. Então é importante castrá-la para não pegar mais crias”, explica sua tutora, Elisiane da Silva.

O castramóvel é uma das ações proporcionadas pela parceria da Prefeitura com a Clinicão, clínica veterinária que venceu a licitação e, desde o dia 26 de outubro, realiza os serviços veterinários, bem como transporte, plantão e manejo dos animais.

O CBEA também realiza castrações por meio de clínicas e hospitais veterinários credenciados para prestação desse serviço e de microchipagem. Todas as informações sobre o processo de solicitação de castração estão disponíveis no link.