Prefeitura entrega Capela Mortuária do Cemitério Nossa Senhora de Fátima

Publicada em 20/12/2023 às 15:17
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sama), entregou nesta quarta-feira (20) a nova Capela Mortuária do Cemitério Nossa Senhora de Fátima, no bairro Fátima.

A capela possui área de 109,20 m2, espaço para velório, copa, área de serviço e dois sanitários. A obra teve um investimento de R$ 478.238,09.

O prefeito Adriano Silva afirma que a Prefeitura atendeu a uma antiga demanda da comunidade e destacou as ações que têm sido realizadas nos cemitérios municipais.

“Esses investimentos são importantes e extremamente necessários. A capela, sendo um local adequado, atende uma necessidade das pessoas em um momento de tristeza, pela perda de um parente ou um amigo. Também reforçamos a segurança e a iluminação dos cemitérios municipais”, detalha o prefeito.

Segundo o secretário da Sama, Fábio Jovita, a nova Capela atende o segundo maior cemitério de Joinville.

“Essa nova capela traz mais dignidade para as pessoas, além da acessibilidade do espaço”, informa o secretário.

Do valor da obra, R$ 100 mil são provenientes de Emenda Parlamentar Impositiva da deputada estadual Paulinha, intermediada pelo vereador Lucas Souza. O parlamentar relata que a obra exigiu um grande empenho do Legislativo e do Executivo municipal.

“Não era permitido construir no terreno destinado à capela. Então, foi preciso mudar a legislação municipal para podermos erguer essa capela. Foi uma luta muito grande”, aponta o vereador.

O padre Jorge Oczkovski, pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, reiterou a grande espera da comunidade por essa obra, prometida há muito tempo.

“Agradecemos à Prefeitura, por ter atendido ao apelo da Igreja para termos um local mais digno. Mesmo na tristeza e na dor, o ambiente adequado ajuda a dar conforto”, afirma o padre Jorge.

Um dos grandes batalhadores pela construção do espaço foi Pedro Vergílio Miranda. Conforme a Lei 9494/2023, a capela leva o seu nome.

“Meu pai lutou muito para que esse projeto fosse aprovado: uma capela maior, onde as famílias tivessem mais conforto para velar seus entes queridos”, lembra sua filha, Valéria Miranda Eleotério.

Requalificação da Capela do Cemitério São Sebastião

A Prefeitura de Joinville também realizou a requalificação da Capela Mortuária do Cemitério São Sebastião, no bairro Iririú. A reforma foi executada com recursos próprios e a obra teve o valor de R$ 129.116,01. Com isso, o espaço, que estava interditado, poderá ser reaberto.