Resultados do IDEM mostram evolução na aprendizagem e fluxo escolar de alunos nas Escolas Municipais de Joinville

Publicada em 01/02/2024 às 17:17
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

A Secretaria de Educação de Joinville apresentou os resultados gerais do Índice de Desenvolvimento da Educação Municipal (IDEM) de 2023 para os profissionais da Rede Municipal de Ensino durante uma live realizada na manhã desta quinta-feira (1º). Os dados mostram evoluções que representam uma importante recuperação em relação às perdas causadas pela pandemia.

Os resultados apontam melhoria no aprendizado dos alunos nas três etapas avaliadas pelo IDEM (2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental), superando os números de 2021, quando se mediu pela primeira vez os impactos da pandemia na aprendizagem dos estudantes.

Outro ponto de destaque foi o recorde pelo segundo ano consecutivo no fluxo escolar (índice de aprovação dos alunos). Foi o melhor desempenho da história, com 99,5% dos alunos aprovados nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) e 98,16% nos anos finais (6º ao 9º ano) – este último desconsiderando apenas o ano de 2020 em razão da pandemia.

“Os dados evidenciam que estamos recuperando de forma acelerada as perdas de aprendizagem registradas pela pandemia e também que já revertemos o quadro de abandono escolar. Isso é o resultado de um trabalho intenso realizado por todas as nossas equipes ao longo dos últimos anos para garantir que os alunos aprendam e que ninguém fique para trás”, explica o secretário de Educação, Diego Calegari.

Com avanços na aprendizagem, no fluxo escolar e na média de participação, os alunos da Rede Municipal de Ensino alcançaram a meta em duas das três etapas nos resultados gerais do IDEM. Os estudantes do 5º ano atingiram 124,05% da meta planejada para 2023, enquanto no 9º ano o desempenho foi ainda superior, com 166,83%.

Programa de Valorização por Resultados na Aprendizagem

Com os resultados do IDEM, a Secretaria de Educação também calcula os valores de gratificação que serão pagos aos servidores dentro do Programa de Valorização por Resultados na Aprendizagem. São levados em consideração os resultados gerais da rede, da unidade escolar e os critérios individuais.

Em 2024, 83% das unidades escolares receberão alguma quantia de gratificação, sendo que 45,96% das Escolas e CEIs poderão receber 100% da gratificação, caso os servidores cumpram os critérios individuais (frequência, participação em formações, entrega de atividades e tempo de atuação na rede).

Além do recebimento por unidade, os dados preliminares apontam que todos os professores e equipes administrativas/pedagógicas que atuam por 40 horas semanais na Rede Municipal de Ensino poderão receber o valor mínimo de R$ 1.875,24 pelos resultados gerais da rede, caso atinjam os critérios individuais.

Os resultados por unidade escolar e dos critérios individuais ainda serão divulgados pela Secretaria de Educação. O pagamento da gratificação está previsto ainda para o primeiro semestre.