Joinville fica entre os finalistas do Brazilian Awards Smart City Expo Curitiba

Publicada em 22/03/2024 às 16:03
Relacionado a: Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano - SEPUR

Joinville ficou entre os três finalistas do Brazilian Awards Smart City Expo Curitiba, na categoria Prêmio Mobilidade Urbana, que teve mais de 300 projetos inscritos. A cerimônia ocorreu na noite de quinta-feira (21/3),em Curitiba, durante o Smart City Expo Curitiba.

O objetivo do Brazilian Awards Smart City Expo Curitiba é reconhecer e valorizar o trabalho das cidades que estão implementando projetos sustentáveis e inovadores no Brasil. A vencedora foi Arapiraca (AL), com a Ciclovia do Trabalhador.

O secretário de Pesquisa e Planejamento Urbano de Joinville, Marcel Virmond Vieira, participou do evento, onde também foi palestrante.

“Esse é o maior evento de inovação do Brasil e América Latina. Estar entre os três projetos finalistas comprova que as atividades desenvolvidas em Joinville na aplicação de Inteligência Artificial para o planejamento da mobilidade estão entre o que há de mais avançado no uso dessa tecnologia, no mundo todo”, afirma Marcel.

Joinville ficou no pódio do Brazilian Awards devido às suas práticas de Smart Mobility. A Prefeitura de Joinville utiliza a simulação de tráfego para auxiliar nas tomadas de decisão relacionadas à mobilidade urbana, como as alterações viárias.

A Smart Mobility resulta em maior confiança antes de aplicar recursos e possibilidade de simular diversos cenários. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano, firmou parcerias com o Waze e com a Agência Aeroespacial Alemã na aplicação desses dispositivos.

“Esses projetos trazem benefícios na qualidade de vida dos cidadãos, que passam menos tempo no trânsito, e também globais, como a redução da emissão de carbono. E a participação de eventos como o Smart City Expo Curitiba nos possibilita conhecer outros projetos que estão em desenvolvimento por cidades de todo o Brasil, permitindo criar uma rede de contatos e incorporar inovações para o nosso município”, explica o secretário.