Joinville aplica 1,7 mil doses contra a gripe em tarde de vacinação em shoppings da cidade

Publicada em 13/05/2024 às 08:16
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Uma oportunidade a mais para vacinação de crianças e adultos que querem estar protegidos contra a gripe. Esse foi o objetivo da ação organizada pela Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville que levou o imunizante até os shoppings Cidade das Flores, Garten e Mueller durante a tarde deste sábado (11). Ao todo, foram aplicadas 1.715 doses da vacina contra a gripe.

O imunizante oferecido pelo SUS é trivalente, protege contra os principais vírus em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.

A estratégia de levar a vacina até os shoppings é mais uma das iniciativas adotadas pela Secretaria da Saúde para facilitar o acesso ao imunizante. Recentemente, o município realizou o Dia D da Vacinação, também abriu Unidades Básicas aos sábados e a Sala de Vacinas Central até mais tarde.

Vacinas podem ser aplicadas durante a semana

Durante a semana, em Joinville, a vacina é aplicada nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), com exceção da UBSF Jativoca e das UBSFs Aventureiro III, João Costa e Comasa, que estão dando suporte no atendimento de pacientes com dengue, com as Enfermarias Especializadas e Unidade Sentinela. Outra opção também é a Sala de Vacinas Central, que fica na Rua Abdon Batista.

Não é necessário agendamento prévio, a orientação é apenas chegar no mínimo meia hora antes do horário de fechamento das unidades. As informações sobre horário e endereço estão disponíveis no site da Prefeitura (bit.ly/UBSFJoinville).

Para receber a vacina, é necessário apresentar documento oficial, Carteira de Vacinação, além de documento do responsável no caso de menores de idade. A vacina não é aplicada em pessoas com sintomas gripais. Nestes casos, é necessário aguardar a melhora do quadro de saúde.

Desde o dia 3 de maio, com a ampliação do grupo que pode receber a dose, qualquer pessoa com mais de 6 meses de idade pode ser vacinada. A Secretaria da Saúde reforça a importância de, principalmente quem integra o grupo prioritário, buscar uma Unidade Básica e se proteger. A recomendação é aplicar a dose antes da chegada do frio intenso, quando tradicionalmente aumentam os casos de gripe, inclusive com risco de agravamento do quadro de saúde.