É falsa a notícia que Joinville não cadastrou projetos para prevenção de desastres junto ao Governo Federal

Publicada em 13/05/2024 às 18:18
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA, Secretaria de Administração e Planejamento - SAP

Durante esta segunda-feira, circulou nas redes sociais uma notícia falsa que a Prefeitura de Joinville não cadastrou projetos para prevenção de desastres junto ao Governo Federal. O município cadastrou três projetos, que seguem em análise.

As propostas foram cadastradas no eixo “Cidades Sustentáveis e Resilientes – Prevenção a Desastres: Drenagem Urbana” do Novo PAC.

Os projetos são para melhoria e implantação de sistema de drenagem urbana que engloba micro e macrodrenagem da região do Aventureiro, com investimento de R$ 8,8 milhões; obra de macrodrenagem da bacia do rio Mirandinha, orçado em R$ 45 milhões; e obra de macrodrenagem da bacia do rio Jaguarão, no valor de R$205,9 milhões.

Todos os projetos foram devidamente cadastrados dentro dos prazos previstos no Edital e seguem em apreciação junto ao Governo Federal.

Obras em andamento para prevenir alagamentos

Além desses projetos que estão em tramitação junto ao Governo Federal, a Prefeitura de Joinville está investindo em obras para evitar alagamentos.

Um dos exemplos é a obra do rio Águas Vermelhas, que inclui serviços como dragagem, limpeza, alargamento e melhorias ambientais. A obra faz parte do Programa Viva Cidade 2, com financiamento internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os investimentos somam R$ 31,7 milhões para realização de obras nos 10,6 km de rio.

Outra iniciativa é a obra de drenagem, requalificação e pavimentação de 64 ruas do bairro Vila Nova. O investimento é superior a R$ 95 milhões e prevê a construção de calçadas drenantes. O projeto é inovador por se tratar de uma obra de drenagem pluvial e pavimentação sustentáveis, vinculadas ao Projeto Viva Cidade 2.

A Secretaria de Infraestrutura Urbana também faz, de forma permanente, a limpeza mecanizada e manual de rios, valas e canais em Joinville. Em 2023, a secretaria realizou a limpeza em 170 km nos rios. Em 2022, foram 145 km e, em 2021, o total foi de 150 km. Somando os três últimos anos, chega a 465 km de limpeza.