Joinville realiza a 3ª Semana Municipal da Apicultura e Meliponicultura

Publicada em 15/05/2024 às 17:45
Relacionado a: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE

De 18 a 26 de maio, será realizada em Joinville a 3ª Semana Municipal da Apicultura e Meliponicultura. O evento é uma realização da Associação dos Apicultores de Joinville (Apiville), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, por meio da Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR) e da Secretaria de Educação.

A programação começa no sábado (18/5) com a Feira do Mel, em frente ao Zoobotânico, na rua Pastor Guilherme Rau, no Saguaçú. Haverá venda de mel e derivados, das 9h às 17h.

A abertura da semana será no domingo (19/5), às 9h, na Escola Agrícola Carlos Heins Funke, na SC 418, em Pirabeiraba. Haverá exposição dos produtos feitos em Joinville e troca de mudas.

Nos dias 20 e 21 de maio, haverá palestras nas seguintes unidades escolares: Escola Municipal Emílio Paulo Roberto Hardt, no Rio Bonito; CEI Zé Carioca, no Itaum; Escola Municipal Hermann Muller, no Rio Bonito; CEI Espaço da Criança, no Adhemar Garcia; Escola Municipal Presidente Castello Branco, no Boa Vista; CEI Girassol, no Costa e Silva e CEI Doce Infância, no Nova Brasília. No dia 20, no CEI Girassol, haverá a instalação de um meliponário, às 15h30.

“O objetivo da semana da apicultura é levar para as crianças a importância da abelha na natureza e conscientizá-las de que não haverá vida no planeta no futuro sem abelha. Vamos falar para os alunos que em nosso planeta não haveria alimentos sem abelhas, pois elas são responsáveis por 90% da polinização”, explica o presidente da Apiville, Salésio Amândio.

A semana termina no dia 26 de maio, com um almoço para os associados da Apiville.

Em Joinville, são cerca de 100 associados ativos na Apiville. A produção de mel no município é de 50 toneladas por ano. Os principais produtos são mel, própolis, pólen e produtos de culinária e higiene.