Joinville envia profissionais para mapear as necessidades de Guaíba e planejar ações em parceria com o município gaúcho

Publicada em 16/05/2024 às 08:15
Relacionado a: Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública - SEPROT

Nesta quarta-feira (15), durante a noite, a equipe de Joinville que vai realizar a missão precursora no município de Guaíba vai iniciar a viagem com destino ao Rio Grande do Sul. A expectativa é chegar em Guaíba durante a manhã de quinta-feira (16).

Vão integrar a equipe o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo; o diretor da Secretaria de Governo, Gustavo Prim; o coordenador da Defesa Civil de Joinville e bombeiro voluntário, Jairo Machado; e os bombeiros voluntários Fernando Quadra, Jackson Anzini e Davi Santos Guidi.

“A missão dessa equipe é de reconhecimento. Inicialmente, vamos fazer contato com as autoridades locais, deixar bem claro que nós vamos somar esforços com o que eles já têm hoje. Temos informações que a situação é caótica, como boa parte do Rio Grande do Sul, e que eles já têm suas centrais funcionando. A gente precisa saber exatamente de que forma nós podemos ajudar nesse momento”, informa o secretário Rigo.

A Defesa Civil de Joinville deve auxiliar principalmente no preenchimento de documentos relacionados a desastres. Esses relatórios são enviados para órgãos federais. Já a equipe dos Bombeiros Voluntários de Joinville está indo preparada com equipamentos e materiais que poderão ser usados em resgates, caso tenha essa necessidade.

Guaíba é uma cidade que fica na Região Metropolitana de Porto Alegre, é banhada pelas águas do Guaíba e tem 95 mil habitantes. Atualmente, há cerca de 57 mil pessoas desabrigadas, sendo que 38 mil são de Guaíba e outros 19 mil são de Eldorado, município vizinho que também foi atingido.