Defesa Civil de Joinville alerta para risco de chuva intensa e volumosa neste final de semana

Publicada em 17/05/2024 às 14:24
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

A Defesa Civil de Joinville monitora o alerta emitido pela Defesa Civil estadual e pela Epagri/Ciram, que indica condição de chuva intensa e volumosa para este final de semana.

Em Joinville, o período mais crítico deve ocorrer entre a manhã de sábado (18/5) e a madrugada de domingo (19/5). O volume de chuva previsto varia de 50 a 70 milímetros, podendo ultrapassar essa marca. O risco é alto para alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

Orientações da Defesa Civil

A orientação é que, em caso de chuva volumosa, a população evite trafegar por áreas alagadas, principalmente em pontes submersas e pontilhões. É preciso evitar o contato com as águas e deve-se ter cuidado com crianças próximas a rios e ribeirões. Outra orientação é ficar atento ao risco de ser atingido por objetos, como placas e árvores que podem ser arremessados com a força do vento. Por isso, em caso de temporal, deve-se sempre buscar um local seguro para se abrigar.

Para receber os alertas em tempo real, basta enviar o número do CEP da sua residência por mensagem de texto (SMS) para o número 40199. O serviço é gratuito e operado pela Defesa Civil estadual.

Situações de emergência podem ser comunicadas para a Defesa Civil pelo número 199 e aos Bombeiros Voluntários no 193.