Joinville oferece vacina contra a gripe nos Terminais do Transporte Coletivo até sexta-feira

Publicada em 23/05/2024 às 08:19
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

Muitos passageiros aproveitaram o deslocamento nos terminais de ônibus de Joinville para receber a vacina contra a gripe. Até sexta-feira (24/5), das 15h às 19h, equipes da Secretaria da Saúde trabalham para ofertar o imunizante nos Terminais Central, Norte e Itaum.

O operador de linha de produção Pedro tinha acabado de descer do ônibus no Terminal Central vindo do trabalho a caminho de casa. Ele foi abordado por profissionais de saúde que falaram que a vacina estava disponível ali. “Achei ótimo, aproveitei para tomar a vacina aqui mesmo. Sou de Alagoas e na minha cidade nunca tinha visto uma ação como essa, no terminal de ônibus, achei muito bom imunizar todo mundo”, disse Pedro Alves.

O motorista de ônibus Geraldo também aproveitou para receber o imunizante no tempo vago de oito minutos entre uma viagem e outra na linha que trabalha, a Guanabara – Centro. “É a primeira vez que tomo vacina no terminal de ônibus. Agora estou protegido contra a gripe, é bom prevenir contra essa doença”, disse o motorista Geraldo dos Santos.

A estudante Ana Luiza mora no bairro Fátima e estava chegando da escola quando foi abordada pela equipe de saúde para se vacinar contra a gripe. “Se eu não estivesse aqui no terminal, acho que não iria me vacinar, foi muito fácil e rápido”, afirmou Ana Luiza Schelbauer.

O imunizante pode ser aplicado em qualquer pessoa com mais de 6 meses de idade. A vacina disponível é a trivalente, que protege contra os principais vírus em circulação no Brasil: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B.

Para receber a vacina nos Terminais, é preciso apresentar documento oficial e Carteira de Vacinação, além de documento do responsável no caso de menores de idade. A vacina não é aplicada em pessoas com sintomas gripais. Nestes casos, é necessário aguardar a melhora do quadro de saúde.

E de segunda a sexta-feira, a vacina é aplicada nas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), com exceção da UBSF Jativoca e das UBSFs Aventureiro III, João Costa e Comasa, que estão dando suporte no atendimento de pacientes com dengue, com as Enfermarias Especializadas e Unidade Sentinela. Outra opção também é a Sala de Vacinas Central, localizada na Rua Abdon Batista. Não é necessário agendar. A recomendação é apenas chegar aos locais pelo menos meia hora antes do fechamento.

A Secretaria da Saúde reforça a importância de tomar a vacina. A recomendação é aplicar a dose antes da chegada do frio intenso, quando tradicionalmente aumentam os casos de gripe, inclusive com risco de agravamento do quadro de saúde.