Curso gratuito ensina sobre atrativos turísticos, culturais e artísticos de Joinville

Publicada em 23/05/2024 às 08:20
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Para capacitar quem atende turistas e visitantes na cidade, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), o Joinville Região Convention & Visitors Bureau e o Sebrae, promovem, no dia 28 de maio (terça-feira), o treinamento gratuito “O que fazer em Joinville?”.

O objetivo do curso é qualificar o atendimento na hora de informar e sensibilizar turistas e o público em geral sobre as atrações turísticas e culturais da cidade. Os tipos de turismo que são desenvolvidos em Joinville também entrarão na pauta do encontro.

Durante o treinamento, os participantes conhecerão os principais eventos e os atrativos como parques, museus e espaços de arte e de cultura administrados pela Prefeitura e também pela iniciativa privada.

O público-alvo é formado por recepcionistas de hoteis, atendentes de bares, restaurantes e cafés, motoristas de táxi e aplicativo, guias de turismo, trabalhadores de propriedades rurais e qualquer pessoa interessada em conhecer os atrativos turísticos de Joinville.

O workshop acontecerá no Alven Hotel by Slaviero Hotéis (rua Engenheiro Niemeyer, 215 – Centro), das 13h30 às 17h30. Para garantir a vaga, é necessário se inscrever no site da Prefeitura (https://bit.ly/cursoturismojoinville).

Na terça-feira (21/5), comerciantes e moradores da Vigorelli receberam o mesmo treinamento. A Prefeitura tem desenvolvido cursos para que os empreendedores da região estejam capacitados para melhorar a gestão dos seus negócios e também atender bem o turista.

A vendedora de pães, Ana Carla Possenti, mora há 10 anos na Vigorelli e conta que, desde que as obras de melhorias foram realizadas, houve aumento significativo na quantidade de pães comercializados. “O fluxo de pessoas visitando a Vigorelli triplicou e estou com muitos novos clientes. Precisamos de cursos e capacitações para aprender a tocar o negócio com mais profissionalismo e melhorar o atendimento de quem vem até aqui”, afirma.

No começo do mês, a Prefeitura de Joinville inaugurou a obra de urbanização que, além de consolidar e estruturar a Vigorelli como um ponto turístico da cidade, levou água encanada, esgoto tratado e luz elétrica. A orla recebeu obras de contenção, paisagismo, mobiliário urbano e parquinho.

“Temos trabalhado pela valorização da cultura local, melhorando a qualidade de vida e gerando renda para a comunidade. Estimulamos que eles desenvolvam atividades e ofereçam serviços para o turismo de base comunitária”, revela o secretário da Secult Guilherme Gassenferth.

Antes de iniciar este workshop, a Secult promoveu o curso “‘Rico’ – Treinamento para Empreendedores”, que habilitou as pessoas a empreender, gerando conhecimento sobre negócios, equipe, clientes e resultado. Foram sete encontros e o último, no dia 14 de maio, foi um city tour pela cidade, para os moradores conhecerem os outros atrativos turísticos de Joinville.