Mutirão de combate à dengue é realizado no bairro Costa e Silva

Publicada em 27/05/2024 às 09:34
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES, Vigilância Ambiental - SES.UVS.VAM, Unidade da Guarda Municipal - SEPROT.UGM, Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC, Departamento de Trânsito de Joinville - DETRANS, Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA, Unidade Regional de Obras Centro-Norte - SEINFRA.URCN, UBSF Parque Douat - SES.DNO.UBPD

Mais um mutirão de combate à dengue foi realizado em Joinville. No sábado (25/5), servidores públicos e voluntários se dedicaram ao trabalho no bairro Costa e Silva. Ao todo, foram recolhidas 6 toneladas de entulhos e resíduos que estavam depositadas irregularmente em terrenos e calçadas.

Além disso, o grupo também fez mais de 1,3 mil visitas em residências e comércios orientando sobre as formas de eliminação de depósitos que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti. Técnicos da Vigilância Ambiental também trataram com produtos químicos 65 depósitos que não poderiam ser eliminados. O fumacê, que depende de condições climáticas específicas para a aplicação, foi utilizado em uma área que abrangeu cerca de 210 residências.

A ação no bairro Costa e Silva contou com o trabalho de agentes da Vigilância Ambiental, Guarda Municipal, Defesa Civil, Departamento de Trânsito, Unidade de Obras Centro-Norte, 62º Batalhão de Infantaria, UBSF Parque Douat, Cipa General Motors do Brasil – Unidade de Joinville e voluntários.

Mesmo com a chegada do frio, a orientação da Prefeitura é que os joinvilenses mantenham os cuidados com os seus terrenos, realizando as ações para eliminação de possíveis criadouros do mosquito. O folder “Dez minutos contra a dengue” está disponível no site joinville.sc.gov.br/dengue e tem detalhes de como manter os cuidados em dia. O ovo do mosquito Aedes aegypti pode esperar por até um ano a combinação de água e calor para eclodir. Por isso, mesmo no inverno, as ações de prevenção devem ser mantidas.

Desde o início deste ano, a Prefeitura de Joinville realizou mutirões de combate à dengue em nove bairros do município. Nessas ações multissetoriais, foram recolhidas cerca de 113 toneladas de materiais que estavam descartados irregularmente e feitas cerca de 6,8 mil visitas de orientação. Além disso, a Vigilância realiza permanentemente ações de combate à dengue no município.