Joinvilenses recebem certificado de Regularização Fundiária durante evento da Caravana da Reurb

Publicada em 04/06/2024 às 07:57
Relacionado a: Secretaria de Habitação - SEHAB

Desde o início de 2021, 4.044 certificados de Regularização Fundiária Urbana foram entregues em Joinville. Nesta segunda-feira (3/6), 64 famílias se uniram ao número de joinvilenses que agora têm acesso ao documento comprovando a posse do terreno. Os títulos são provenientes de regularizações feitas pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Habitação (SEHAB) e também por iniciativa particular, com aprovação na SEHAB.

A cerimônia para a entrega ocorreu no Fórum da Comarca de Joinville e integrou a programação da Caravana da Reurb, que é capitaneada pela Corregedoria-Geral do Foro Extrajudicial, pelo Colégio Registral Imobiliário (CORI/SC) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/SC).

Neli Borges de Oliveira Benedito e o esposo participaram do evento e receberam o título referente ao terreno no bairro Costa e Silva. “Com certeza é muita alegria no nosso coração. A gente já vem lutando há mais de 30 anos querendo regularizar tudo porque é o futuro dos nossos filhos. Então quando eles forem assumir qualquer coisa lá, já está tudo regularizado, não precisam correr atrás de mais nada, comenta.

Deixar tudo regularizado foi um dos pontos citados pelo prefeito Adriano Silva durante o discurso. O prefeito lembrou que normalmente os pais e as mães se preocupam em ter a garantia de organizar tudo para os filhos.

“Desde o início da gestão, nós entendemos que a questão da regularização fundiária era muito ampla e assim começamos a construir tudo isso a muitas mãos. Entender o problema, estudar as leis, treinar nossos servidores, trabalhar em parceria com os cartórios para entender o processo. Então eu quero agradecer toda a comunidade que está aqui presente hoje, porque a gente se sente muito feliz em entregar a política pública, de entregar o resultado”, comemora o prefeito Adriano Silva.

“O imóvel passa a ser reconhecido pelo mercado, passa a ter um valor maior. As pessoas podem tomar um financiamento para fazer obra, para adquirir imóveis. Aqui em Joinville os parabéns também vêm pelo prefeito que deflagrou esse processo e tem incentivado esse processo junto com os registradores de imóveis. Tem uma expressão que a gente usa na Caravana que é o ganha-ganha. Eu acho que resume bem. Todos ganham, ninguém perde. Ganha o cidadão, ganha o município e ganha o mercado”, explica Maximiliano Bunn, juiz corregedor da Corregedoria do Foro Extrajudicial.

Para a Secretaria de Habitação de Joinville, a entrega dos títulos representa a conclusão de um projeto e o início de um grande sonho que é o sonho da casa própria, de melhorar a sua condição de vida e a infraestrutura.

“Para nós é uma satisfação enquanto poder público estar contribuindo com mais esse projeto e transformando a vida das pessoas. Quando a gente assumiu tínhamos mais de 20 mil lotes em situação irregular e fomos para cima trabalhar, o que resultou nesses mais de 4 mil títulos entregues. Ao ver as entregas ocorrendo, as famílias começaram a acreditar no projeto e trouxe o engajamento deles, que são parte fundamental com a entrega da documentação”, reforça o secretário de Habitação, Rodrigo Andrioli.