Obras na rua Coronel Procópio Gomes terão continuidade com ajuste das paradas de ônibus

Publicada em 04/06/2024 às 08:00
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), realizará, ao longo desta semana, mais uma etapa da implantação das áreas destinadas aos abrigos de ônibus na Coronel Procópio Gomes. Das cinco áreas, duas já foram executadas e a expectativa é concluir mais duas durante a semana. A obra é necessária porque esses abrigos serão construídos na parte central da via, que terá uma pista exclusiva para o transporte coletivo.

Em alguns pontos, como o entroncamento da Coronel Procópio Gomes com a rua Plácido Olímpio de Oliveira e próximo à intersecção da Procópio com a rua Santos, a obra dos abrigos impactará na reconfiguração das pistas da Procópio.

“Os abrigos de ônibus serão feitos onde hoje está o canteiro central. Mas o abrigo avança para onde temos uma pista, para quem se desloca sentido Sul. Para compensar essa área perdida, nesses locais do abrigo, usaremos o espaço hoje ocupado por vagas de estacionamento, mantendo assim duas pistas”, explica Fabiano Lopes de Souza, diretor da Seinfra.

Devido às obras no canteiro central e na área de estacionamento, que será asfaltada, em alguns momentos o trânsito da Coronel Procópio Gomes, sentido Sul, ficará em meia pista. Os motoristas também precisam ficar atentos para a reconfiguração das pistas, nesses locais, utilizando a área onde haviam vagas de estacionamento.

Nas últimas semanas a Seinfra já tem realizado cortes de canteiros e obras nessas áreas de estacionamento que serão utilizadas como pista, estruturando-as e também aplicando a camada asfáltica para receber o tráfego de veículos.

A Seinfra conta com três equipes trabalhando na rua Coronel Procópio Gomes. Uma equipe também atua na conclusão da pavimentação da Rua Urussanga, via que já recebeu melhorias na rede de drenagem com a desobstrução realizada com hidrojato.

Quando as melhorias estiverem concluídas, todas as faixas da rua Coronel Procópio Gomes serão no sentido do Centro para a Zona Sul. Já a Urussanga fará o sentido inverso, vindo da Zona Sul para o Centro. O binário será implantado entre as ruas Abdon Batista e a Piauí, para quem está na Procópio Gomes, e entre a Piauí e a Santos, para os motoristas que trafegam pela Urussanga.

As alterações viárias já consideram as mudanças necessárias para a utilização da Ponte Albertinho Bornschein e da Ponte da Rua Nacar. As duas estão com obras em andamento.