Arquivo Histórico de Joinville tem programação especial nesta quinta-feira e domingo

Publicada em 05/06/2024 às 08:01
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT, Arquivo Histórico de Joinville - SECULT.UPM.AHI

O Arquivo Histórico de Joinville (AHJ) participa da 8ª Semana Nacional de Arquivos com atividades nesta quinta-feira (6) e no domingo (9). O tema “Arquivos Acessíveis” foi escolhido pelo Arquivo Nacional para promover o debate sobre conceitos e procedimentos empregados nos arquivos e como eles podem refletir a diversidade da sociedade. Aqui, o subtema é o “Hip-hop no Arquivo: história e memória do movimento em Joinville”.

A ideia de promover esta ação no Arquivo Histórico ocorreu por conta do desejo de aproximar a instituição dos movimentos e grupos sociais que normalmente não usufruem ou ocupam o espaço, que é público e gratuito. “Muitas vezes eles não têm sua história e memórias registradas no acervo documental do AHJ, o que vem ao encontro do tema deste ano da Semana”, explica o coordenador do AHJ, Dilney Cunha.

Em 2022, o movimento hip-hop usou a marquise do Arquivo para promover o encontro de pessoas que praticam batalhas de slam, que são competições de ritmo e rimas poéticas com declamação de versos inspirados pelo rap.

Para divulgar ainda mais esta cultura, às 19 horas de quinta-feira ocorre a Batalha de Rap no Arquivo com o Coletivo de Batalhas de Joinville, além de apresentação do DJ Mano Uderon. Também haverá exposição de itens que compõem a memória do hip-hop na cidade, que fica no local durante o fim de semana.

No domingo, além das tradicionais visitas guiadas pelo AHJ, foi programada roda de conversa e a exibição do documentário “Arte no Mute”, de Pedro Simm e Isabela Peixer, que retrata como o movimento do hip-hop está inserido em Joinville. Também haverá exposição de grafite, apresentações de rap, rodas de break dance e discotecagem do DJ Mano Uderon.

O movimento hip-hop de Joinville tem feito pesquisas no Arquivo Histórico de Joinville em busca de documentação para embasar o inventário de patrimônio cultural imaterial do município que está sendo produzido. Nacionalmente, busca-se o registro de patrimônio imaterial da cultura hip-hop brasileira junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Joinville tem trabalhado para juntar estas informações.

Programação da 8ª Semana Nacional de Arquivos

Quinta-feira – 6/6
19h – Batalha de Rap no Arquivo com o Coletivo de Batalhas de Joinville e DJ Mano com abertura da exposição de itens que compõem a memória do hip-hop na cidade

Domingo – 9/6