Prefeitura de Joinville inova com implantação de calçadas drenantes no Vila Nova

Publicada em 13/06/2024 às 10:16
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

Entre as maiores obras de infraestrutura urbana já executadas pela Prefeitura de Joinville, as obras de drenagem, requalificação e pavimentação de 64 ruas do bairro Vila Nova também trazem soluções inéditas de engenharia.

Pela primeira vez no município, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) está utilizando elementos do Sistema de Drenagem Sustentável (SuDS) com a construção de calçadas drenantes que ajudam a melhorar o fluxo das águas pluviais, atenuando riscos de cheias e reduzindo danos causados por inundações decorrentes da microdrenagem.

“É um sistema inovador em Joinville, já utilizado em outros países, e que traz cada vez mais a visão de sustentabilidade e qualidade de vida para a comunidade. As calçadas drenantes ajudam a diminuir o fluxo das águas, retardando o escoamento para o seu ponto de deságue, hoje, na região do Vila Nova, o Rio Águas Vermelhas”, explica a coordenadora da Unidade de Drenagem da Seinfra, Daiane Albrecht.

As calçadas drenantes são formadas por camadas e possuem entre 20 e 80 centímetros de profundidade. Na superfície, estão os pavers feitos com pedriscos que dão aos blocos uma estrutura mais porosa que permite melhor absorção da água.

Ainda na parte superior, orifícios na lateral do meio-fio ajudam a escoar a água da via para o sistema drenante da calçada.

Além disso, de acordo com a largura da calçada, nas ruas em que a área de passeio for menor ou igual a dois metros de largura, haverá uma vala de retenção, ou seja, uma vala com profundidade variável e preenchida por diferentes tipos de pedra, que formará um reservatório.

Já nas calçadas com largura igual ou superior a três metros, serão instalados canteiros inundáveis ou jardins de chuva que são pontos rebaixados da área de passeio que poderão ser cobertos por vegetação como grama ou arbustos.

Abaixo dessa camada, é feita uma base para assentamento com a utilização de pedra brita. Já no último nível da estrutura existe um colchão drenante feito com pedras um pouco maiores. Os espaços vazios que ficam entre essas pedras formam reservatórios que retêm a água infiltrada por mais tempo. Com isso, o escoamento da água para a rede de drenagem acontece de forma mais lenta minimizando riscos de inundação, já que reduz o fluxo de água destinado aos rios em um mesmo momento.

Patrimônio da comunidade

O projeto das obras de drenagem, requalificação e pavimentação de ruas do bairro Vila Nova vai contar com 44,18 quilômetros de calçadas drenantes, considerando os dois lados do passeio de cada rua contemplada com o novo sistema SuDS.

Ao todo, serão 7,44 quilômetros de valas de retenção e 740 metros de jardins de chuva ou canteiros inundáveis. Em relação à área total das bordas verdes das calçadas e jardins de chuva, serão 21.918 metros quadrados.

No projeto de drenagem, requalificação e pavimentação do Vila Nova, a implantação das novas calçadas SuDS nas ruas selecionadas, será custeada pela Prefeitura de Joinville.

À comunidade, caberá o cuidado de manutenção das calçadas. Por terem a estrutura porosa com o objetivo de absorver maior fluxo de água, não será possível o depósito de materiais arenosos ou outros que possam obstruir o sistema drenante.

As obras de drenagem, requalificação e pavimentação de 64 ruas no bairro Vila Nova são financiadas pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e têm investimento superior a R$ 95 milhões, sendo mais de R$ 91,2 milhões para a execução da obra e R$ 4,2 milhões para a supervisão da obra.

“As obras no bairro Vila Nova trazem um conceito moderno, com apelo significativo às questões ambientais, inclusive com a utilização de materiais sustentáveis, como os pavers e os sistemas de calçadas drenantes”, completa o diretor executivo da Seinfra, Fabiano Lopes de Souza.