Prefeitura de Joinville avança com obras da Praça da Bailarina Liselott Trinks

Publicada em 17/06/2024 às 09:41
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), avança nas obras de implantação da Praça da Bailarina Liselott Trinks, que estará localizada no cruzamento da Av. Juscelino Kubitschek com a Rua 9 de Março.

Por trás dos tapumes que atualmente cercam o local, o espaço, que representa o título conquistado por Joinville de “Capital Nacional da Dança” e que promete ser mais um atrativo da região central da cidade, ganha forma.

Na primeira etapa da obra, foram retiradas floreiras e partes de concreto já existentes. Agora, a Seinfra trabalha na instalação das vigas que irão ligar o chafariz à nova calçada que será construída.

Essa, por sua vez, vai receber acabamento de concreto vassourado, ou seja, serão feitas ranhuras que conferem à superfície uma textura diferenciada, com aspecto artesanal.

Em seguida, será instalado o mobiliário urbano com bancos, floreiras, defensas mecânicas e placas, além da parte de iluminação.

A última etapa da obra será a instalação da bailarina em tamanho real, confeccionada com a aplicação de tecnologia aditiva a laser, uma espécie de impressão em 3D feita com metal.

Para enaltecer o monumento central da Praça da Bailarina Liselott Trinks, será criado um espelho d’água ao redor do chafariz da imagem que contará com iluminação de destaque. A previsão de entrega da praça é para o segundo semestre deste ano.

Parcerias

A concepção da Praça da Bailarina foi desenvolvida pela Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (Sepur) e o projeto executivo foi desenvolvido pela MMKM Arquitetura e Gerenciamento.

O projeto da bailarina tem a parceria da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Escola do Teatro Bolshoi do Brasil e Senai/SC e Docol. Conta, também, com o patrocínio das empresas Netzsch, de Pomerode, que participa com o desenvolvimento do projeto hidráulico do chafariz; da sueca Höganäs que fornece o pó metálico utilizado como matéria-prima; e da Docol que fará o acabamento da obra.