Ocupação da rede hoteleira aumenta com a valorização de Joinville como destino turístico

Publicada em 17/06/2024 às 10:45
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

A divulgação de Joinville como destino turístico e não somente como uma ótima cidade para a realização de feiras e congressos, tem apresentado resultados positivos. Prova disto são os dados da ocupação hoteleira. Quando os números começaram a ser levantados, em 2017, a média de ocupação era de 49,67%. Em 2020, por causa da pandemia, não chegou a 30%. Os anos seguintes foram de recuperação e, em 2022 e 2023, passaram de 60%. E nos primeiros meses de 2024, a tendência é crescimento.

“Se até 2021 a ocupação hoteleira não chegava a registrar dois dias de ocupação, a partir de 2022 a cidade ultrapassou essa marca e, em março deste ano, a média chegou a três dias”, revela a presidente do VivaBem – Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região, Ana Luiza Moeller Wetzel.

Segundo a presidente, os hotéis, bares e restaurantes continuam recebendo, em maior número, clientes de segunda a quinta-feira, que vêm à cidade a negócios ou para eventos cooperativos. Nos finais de semana, percebe-se um aumento significativo na ocupação hoteleira, mostrando que mais famílias têm escolhido Joinville como cidade de destino turístico.

“Todo o trade tem trabalhado para Joinville ser reconhecida pelos seus atrativos e atividades de lazer, como a Rota Cervejeira, Caminho dos Príncipes, atrativos culturais, turismo rural, entre outros. Estas ações servem para alavancar Joinville no cenário nacional”, destaca Ana Luiza.

O destaque de Joinville no cenário nacional, que se refere a presidente, passa por ações desenvolvidas pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o Joinville Convention & Visitors Bureau. Isso é resultado também do convênio firmado entre a Prefeitura e o Convention, que tem possibilitado ações de promoção e estratégias específicas por meio de contratação de agência especializada em marketing de destinos.

Nos últimos meses, Joinville esteve em importantes feiras para divulgação da cidade. Um dos exemplos é a Eventos Business Show (EBS) realizada em São Paulo. A feira reuniu membros da indústria de eventos corporativos, e também que trabalham com incentivos, treinamentos, congressos e feiras. Este segmento sempre foi âncora do desenvolvimento econômico e turístico de Joinville.

“Com a participação da cidade nesta feira, estamos estreitando relacionamentos, fazendo novos contatos e buscando atrair eventos para Joinville, além de reforçar a reputação crescente de uma cidade aberta para o turismo e para novos investimentos”, afirma o secretário de Cultura e Turismo (Secult), Guilherme Gassenferth.

O executivo do Joinville Convention & Visitors Bureau (CVB), Giorgio Souza, também esteve no evento e participou da rodada de negócios da EBS, apresentando Joinville para mais de 50 empresas.

Outras feiras que Joinville participou são a BNT Mercosul, realizada em Balneário Camboriú, e a WTM Latin America, em São Paulo. Em 2023, também marcou presença na feira da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), a principal do setor na América Latina, e do Festival do Turismo de Gramado (Festuris).

“Nossa intenção é apresentar Joinville para o mercado brasileiro e latino-americano como um destino turístico e estes eventos são uma grande vitrine. Nestas feiras circulam todas as operadoras e agências, além da imprensa especializada. Estar nestes ambientes que circulam todos os players da área de turismo é muito importante para o posicionamento que a cidade busca para o crescimento do setor turístico”, explica a gerente de Turismo, Vanessa Falk.

Rotas turísticas e atividade de lazer

Nos últimos anos Joinville investiu na elaboração de rotas turísticas que levam o visitante, mas também o morador de Joinville, a conhecer as belezas naturais e gastronômicas da cidade. No site visitejoinville.com.br há informações sobre esses destinos.

Além disso, no início de junho, Joinville foi destaque no portal Melhores Destinos, com uma reportagem que é um guia completo com atrações, restaurantes e dicas de hospedagem.

Que tal conhecer o turismo rural de uma cidade, as belezas da serra e em poucos minutos poder aproveitar a gastronomia litorânea, ou tradicional dos imigrantes? É isso que a publicação do Melhores destinos enaltece com riqueza de detalhes.

A reportagem na íntegra está disponível em www.melhoresdestinos.com.br/joinville-sc.html.