Prefeitura de Joinville investe mais de R$ 400 milhões em pavimentação

Publicada em 18/06/2024 às 12:51
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

De 2021 até março deste ano, a Prefeitura de Joinville trabalha com uma projeção de investimento em pavimentação superior a R$ 400 milhões. O valor contabiliza ruas finalizadas, em execução, para iniciar as obras e em processo de licitação. São cerca de 165 quilômetros de pavimentação, distribuídos em 338 ruas.

Nos últimos três anos, a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra) da Prefeitura concluiu a pavimentação de 89 ruas do município. Somadas essas vias, são mais de 25 quilômetros de pavimentação. Um investimento de R$ 44.586.544,79.

A soma inclui obras de pavimentação, requalificação asfáltica e pavimentação comunitária realizadas até março deste ano. Na lista das ruas que receberam asfalto pela primeira vez, está a Treviso (trecho de 809 metros entre as ruas Padre Roma e Monsenhor Gercino João Costa), no bairro João Costa, Zona Sul de Joinville.

Também foram asfaltados 424,6 metros da rua Major Navarro, no bairro Anita Garibaldi, obra que foi realizada em duas etapas.

As obras de requalificação viária já executadas abrangem 11,7 quilômetros. Entre as 13 vias que tiveram sua pavimentação requalificada, estão a rua Iririú (2,2 quilômetros), a rua Urussanga (2 quilômetros) e a rua Rio Grande do Sul (950 metros).

Uma das estratégias adotadas pela Seinfra para avançar com a pavimentação nos bairros da cidade é o programa de Pavimentação Comunitária. A Prefeitura de Joinville arca com 70% do investimento, no que se refere à execução da drenagem, reforço de bordo, sub-base e sinalização.

Desde que o programa de Pavimentação Comunitária foi reformulado, em 2022, até março de 2024, foram pavimentadas 69 vias (algumas delas trechos, de acordo com a adesão dos moradores). O investimento da Prefeitura neste programa foi de R$ 28.392.304,79.

Todas essas vias eram de terra e agora contam com pavimentação em paver. É o caso de 523 metros da rua dos Gerânios (trecho da rua Albano Schmidt até a rua Desembargador Francisco José Rodrigues de Oliveira), no bairro Boa Vista.

“A mobilidade urbana é pensada como um todo pela Prefeitura e para isso, várias secretarias estão envolvidas no processo. Assim como temos importantes pontes sendo construídas, planejamos ações que contemplam esse sistema viário para que a população sinta na prática os benefícios. Paralelo a esse trabalho, temos como premissa desde o início da gestão, investir em pavimentação em ruas que contemplam serviços públicos como unidades básicas de saúde e escolas, além de eixos viários”, detalha o diretor da Seinfra, Fabiano Lopes de Souza.

Obras em andamento

Outras 35 vias de Joinville estão com obras de pavimentação (asfalto, requalificação asfáltica e pavimentação comunitária) em andamento. Entre elas, ruas importantes, como a Ottokar Doerffel, a São Paulo, a Santa Catarina e a avenida Santos Dumont.

E 14 ruas estão com as obras programadas para iniciarem em breve. A Prefeitura também está no processo de licitação da pavimentação de 16 ruas, totalizando R$ 35.834.357,01.