Implementação de método Wolbachia em Joinville avança com a fase de engajamento

Publicada em 19/06/2024 às 09:34
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A cidade de Joinville está finalizando uma etapa essencial do Método Wolbachia antes da soltura dos mosquitos que vão ajudar a mitigar a dengue na cidade, fase prevista para iniciar no segundo semestre deste ano. Nos próximos dias, as ações de engajamento continuam ocorrendo com públicos estratégicos da cidade.

Desde abril, a equipe responsável pela implementação do método, composta por profissionais da World Mosquito Program (WMP), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Prefeitura de Joinville, faz palestras e diversas outras atividades de mobilização social. Até o fim deste mês, serão realizados os encontros com times prioritários. A implementação do método Wolbachia tem financiamento do Ministério da Saúde.

No próximo dia 21, haverá um encontro online com mais de 120 pessoas das equipes dos Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Já no dia 25 (terça-feira), ocorrerá uma palestra na Companhia Águas de Joinville (CAJ). Além disso, outras ações de engajamento com a comunidade estão previstas para acontecer até agosto.

“A etapa de engajamento contribui para um melhor desempenho do projeto. Por isso, além das ações em diferentes locais da cidade, também contamos com os nossos canais digitais, como o perfil no Instagram @wmpbrasil, onde é possível tirar dúvidas”, explica o líder de operações da WMP Brasil, Gabriel Sylvestre.

Ainda no mês de julho está previsto o início das operações da biofábrica, com reuniões e capacitações com os envolvidos na operação. A biofábrica fica localizada no bairro Morro do Meio e está em fase final de obras.

“As interações com a comunidade são importantes para explicar o funcionamento do método e suas particularidades. O Wolbachia vem para somar na nossa luta contra a dengue, mas todos vamos continuar precisando fazer a nossa parte, principalmente eliminando focos do mosquito”, destaca a secretária de saúde Tânia Eberhardt.