Prefeitura e Instituto Festival de Dança assinam Contrato de Gestão do Centreventos

Publicada em 21/06/2024 às 12:46
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

A Prefeitura de Joinville, a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e o Instituto Festival de Dança assinaram nesta sexta-feira (21) o Contrato de Gestão resultante do Edital de Chamamento Público para operacionalização, gestão e manutenção dos equipamentos culturais e serviços executados no Complexo Centreventos Cau Hansen.

O Complexo Centreventos Cau Hansen é composto pelo Expocentro Edmundo Doubrawa, Teatro Juarez Machado, Centro de Convenções Alfredo Salfer e Arena Multiuso, uma área total de 41.133,49 metros quadrados.

“Esse é um contrato com uma Organização Social (OS), que permite que seja feita a contratação de gestão e operação de equipamentos públicos. Nesse caso, o Instituto Festival de Dança passa a ser responsável pela gestão, operação e manutenção do espaço”, explica o secretário de Administração de Planejamento, Ricardo Mafra.

A vigência do contrato será de 60 meses, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. Nos primeiros seis meses do contrato, o repasse mensal da Prefeitura para o Instituto Festival de Dança será de R$ 209.300,00. O valor foi calculado com base no valor utilizado pelo município para manter o local.

A partir do sétimo mês, o valor do repasse mensal será composto por parte fixa correspondente a 90% e uma parte variável correspondente a 10%, calculada com base na avaliação de indicadores de qualidade estipulados pelo Edital.

As metas e serviços a serem cumpridas e executadas pelo Instituto Festival de Dança foram estabelecidas no Plano de Gerenciamento e no Plano de Ação, apresentadas pelo Instituto durante o processo do Chamamento Público.

Entre as metas a serem cumpridas pelo Instituto Festival de Dança de Joinville na gestão do Complexo Cau Hansen estão a realização de apresentações culturais no Teatro Juarez Machado com ingressos a preços acessíveis; promoção de festivais, eventos e espetáculos culturais; exposição de obras de arte; revitalização da infraestrutura do espaço Teatro Juarez Machado; execução do projeto paisagístico do estacionamento e renovação da cobertura do Expocentro Edmundo Doubrawa e Arena Multiuso.

“O Instituto Festival de Dança de Joinville tem uma grande satisfação em poder realizar a manutenção e também pensar no desenvolvimento do Centreventos. Nossa prioridade é que a mudança seja feita de uma forma muito tranquila e harmoniosa, com todos os participantes que ocupam o Centreventos, mas também já pensando, sempre, em uma melhoria do espaço”, afirma o presidente do Instituto Festival de Dança, Ely Diniz.

O Centreventos Cau Hansen poderá continuar ser usado para atividades esportivas, também conforme definido no Edital.

“Por tratar-se de um equipamento multiuso, as competições esportivas do calendário oficial estão mantidas dentro do plano de trabalho. A diferença é que a gestão desse calendário passa para o Instituto”, informa Mafra.