Parque para pets com 2,6 mil m² é inaugurado ao lado da Rodoviária de Joinville

Publicada em 24/06/2024 às 08:28
Relacionado a: Secretaria de Meio Ambiente - SAMA

A Rodoviária de Joinville Harold Nielson acaba de ganhar um novo espaço dedicado à comunidade e seus animais de estimação, o Parcão Toscana. A inauguração foi realizada no sábado (22/6), pelo prefeito Adriano Silva e pela vice-prefeita Rejane Gambin. O evento também teve a presença de autoridades municipais, vereadores, da comunidade e, como não poderia faltar, uma turma animada de pets que aproveitou as atrações do local.

Implantado pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sama), o Parcão Toscana está preparado para receber os pets e seus tutores. Com 2,6 mil m². O parque conta com cercamento, bancos, mesas, iluminação, ponto de água e brinquedos para os bichinhos. A obra recebeu investimento de aproximadamente R$128 mil, com recursos do município.

“Esse parque faz parte das diversas ações da Secretaria de Meio Ambiente para incentivar a política da causa animal. Espaços como esse fomentam a responsabilidade do joinvilense com o seu pet e a vontade daqueles que ainda não tem, em fazer uma adoção responsável”, afirma o secretário da Sama, Fábio Jovita.

O educador comportamental canino Edy Sales explica porque as cidades devem investir em áreas como essa.

“Os parques caninos são fundamentais para a socialização. Os cães necessitam estar entre eles mesmos. Por mais que a gente entenda, dê carinho, limite e amor, existem conexões que só um cão consegue dar para o outro. Por exemplo, cães de apartamento, é necessário fazer a caminhada. E um parque desses é para o cão se exercitar mentalmente e fisicamente. O parque canino é fundamental em qualquer cidade”, reforça Edy.

“A revitalização dos espaços da cidade de Joinville para as famílias é fundamental. E os pets fazem parte das nossas famílias. Então ver esse espaço sendo usado desta forma nos deixa muito felizes. Essa é a cidade que a gente desejou. E quando a gente faz essa transformação urbanística, as pessoas saem de casa e vivem a nossa cidade”, completa o prefeito Adriano Silva.

Também presente na cerimônia de inauguração, a vice-prefeita Rejane Gambin lembrou do quanto são importantes espaços como esses para que os tutores possam levar seus pets. “É muito bom um local assim para levar o animalzinho para correr, brincar e socializar com outros animais. Hoje é mais um dia de muita alegria”, diz Rejane.

Durante o discurso, a vereadora Tânia Larson lembrou dos avanços nos últimos anos. “Nós avançamos em políticas públicas em relação à causa animal. A nossa luta já é muito grande das duas ambulâncias e o Centro de Bem-Estar Animal. Assim, estamos tendo evolução. Vamos cuidar e cobrar das pessoas que tragam os saquinhos para retirar os dejetos, porque isso agora é nossa parte de fazer. Para que esse local tenha respeito e limpeza que também depende de nós”.

Homenagem à amiga de quatro patas

O Parcão recebe o nome de Toscana em homenagem à Golden Retriever, carinhosamente conhecida como Tosca.

De novembro de 2013 a novembro de 2019, a cachorra fazia parte do Projeto Cinoterapia, no Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, no qual atuava junto aos pacientes internados, despertando sorrisos e alegrando crianças e adolescentes durante o período de hospitalização.

O projeto foi uma iniciativa de Joana Faria de Camargo, operacionalizado pelo educador comportamental canino Edmundo Barbosa Sales Junior (Edy Sales), com apoio dos tutores Scheila Bianca Freitas e Álvaro Cauduro de Oliveira. A cachorra Tosca faleceu em 27 de fevereiro de 2022, em decorrência de câncer.

“A Tosca fez um trabalho fantástico. A essência da Tosca foi levar o amor incondicional para aquelas crianças e adolescentes. A partir do momento que a gente entrava no hospital, era toda uma gama de entretenimento muito importante. Cada visita era uma história, um momento diferente. A gente não consegue falar em poucas palavras o que a Tosca representou para essas pessoas. O legado da Tosca continua. Ela sempre trouxe o bem e agora está trazendo o bem não só para pessoas, mas para outros cães também”, afirma Edy Sales.

Álvaro Cauduro de Oliveira, tutor da Tosca, lembrou a história de amor e envolvimento que ela teve com toda a família. Além disso, reforçou a importância da atividade desempenhada por ela junto aos pacientes do Hospital Infantil.

“A Tosca se comportou, do princípio ao fim, maravilhosamente bem. Foi um trabalho muito bonito que resultou em um cachorro muito especial e que merece essa homenagem. Eu queria agradecer em nome da família”, concluiu.