Crimes em Joinville reduziram no primeiro trimestre deste ano

Publicada em 24/06/2024 às 10:51
Relacionado a: Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública - SEPROT

Joinville consolida-se como uma das cidades mais seguras do país. De acordo com o levantamento realizado pela Polícia Civil, que compara o 1º trimestre de 2023 ao 1º trimestre deste ano, o município apresentou redução na taxa de criminalidade.

As mortes violentas caíram 56,52% e os estupros 47,50%. O furto e o roubo de veículos reduziram 41,76%. Os roubos em residência foram 36% inferiores ao 1º trimestre de 2023. Nos furtos a queda foi de 17,36% e nos roubos de 7,55%.

“Estamos muito felizes por, mais uma vez, termos obtido excelentes resultados na segurança da nossa cidade. É sempre bom lembrar que isso é fruto do trabalho em conjunto das nossas Forças de Segurança, sejam federais, estaduais e municipais”, afirma o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, Paulo Rogério Rigo.

O secretário destaca que a Prefeitura de Joinville tem atuado em ações que promovem a proteção dos joinvilenses.

“O município vem fazendo muito bem a sua parte. Estamos formando mais um contingente de 45 novos Guardas Municipais e o nosso projeto de monitoramento eletrônico avança cada vez mais com as câmeras do Joinville Sempre Alerta instaladas em pontos estratégicos do município”, diz Rigo. O acesso às imagens é compartilhado entre as Forças de Segurança, sempre que solicitado e podem ajudar na investigação de crimes, por exemplo.

Segundo o delegado Rafaello Ross, a Polícia Civil alcançou um índice de 80% na resolução de homicídios. Além disso, o número de prisões efetuadas pela Polícia Civil de Joinville aumentou em 68%, um resultado direto da estratégia de repressão qualificada aos crimes violentos e patrimoniais.

“Este incremento reflete o empenho das forças de segurança em combater a impunidade e garantir a segurança da população. Ao focar na repressão qualificada, a Polícia Civil atua diretamente nos fatores que impulsionam a violência. Este combate eficaz à impunidade não só desestimula a prática de crimes, mas também fortalece a confiança da comunidade nas instituições de segurança pública”, explica o delegado.

O comandante do 5º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), coronel Márcio Leandro Reisdorfer, chama a atenção para o fato de que, em 2023, os furtos e roubos já haviam apresentado queda em Joinville (redução de 42% nos roubos em geral, 52% nos furtos, 42% no roubo a veículos e 26% no furto a veículos, em relação a 2022).

“E agora reduzimos ainda mais com ações voltadas à preservação da ordem pública por parte da Polícia Militar. Além do trabalho diário, são operações reiteradas do 8º e 17º Batalhão da PM, que fazemos dentro de áreas previamente mapeadas. E também grandes operações, capitaneadas pelo 5º Comando, envolvendo o 8º, 17º e o Batalhão de Pronta Resposta, que denotam a força que tem a Polícia Militar no fechamento de um bairro e região da cidade”, pontua o comandante.

O coronel Reisdorfer destaca também o trabalho da Cavalaria, que atua na área Central e em operações previamente definidas.

No ano passado, Joinville ficou entre os municípios mais seguros do Brasil com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes, de acordo com o “Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil”. A mais populosa cidade catarinense ficou em sétimo lugar, nesta categoria, com índice de 10,3 assassinatos por 100 mil habitantes.