Mais 340 câmeras de segurança para monitoramento serão instaladas em pontos estratégicos

Publicada em 26/06/2024 às 18:29
Relacionado a: Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública - SEPROT

Com o objetivo de ampliar e fortalecer a segurança pública do município, a Prefeitura amplia o Programa Joinville Sempre Alerta com a instalação de 340 novas câmeras de monitoramento, em locais estratégicos da cidade.

Atualmente, o município conta com 1728 câmeras em operação. Com os novos equipamentos, serão 2068 câmeras de monitoramento.

Para o incremento, além dos 432 pontos já existentes, outros 85 serão instalados em diferentes bairros, entre eles Centro, Iririú, Vigorelli, Comasa, Adhemar Garcia, Paranaguamirim, Jardim Paraíso, Pirabeiraba, Saguaçu, Boa Vista, Santo Antônio, Costa e Silva, entre outros.

“Os locais de instalação são definidos sempre de acordo com critérios técnicos e atendem às mais diversas demandas apresentadas pelas Forças de Segurança, levando-se em consideração os mapas de calor dos crimes ocorridos, bem como com solicitações apresentadas pela comunidade,” explica o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, Paulo Rogério Rigo.

Implantado no início de 2023, o Programa Joinville Sempre Alerta vem contribuindo para a redução dos índices de criminalidade e contribuindo para que o município seja reconhecido como um dos mais seguros do país.

As imagens captadas pelas câmeras são acompanhadas em tempo real por diferentes órgãos de Segurança Pública, incluindo Guarda Municipal, Detrans, Polícia Militar e Polícia Civil, e ajudam a elucidar situações relacionadas à ordem pública, deflagrar prisões em flagrante, apurar crimes ligados ao trânsito, contra o patrimônio e contra pessoas.

De acordo com o secretário Paulo Rogério Rigo, além da elucidação de crimes, a presença das câmeras também atua de forma preventiva.

“Nossa avaliação é bastante positiva, haja vista que, vários crimes ocorridos depois da instalação desses equipamentos foram elucidados com o uso das câmeras. Além disso, só a presença desses equipamentos já inibem os criminosos de praticarem delitos, um exemplo é a queda nos números de furtos e roubos de veículos que vem caindo bastante, o que acreditamos ter uma relação com a presença das câmeras, avalia.