Com a inauguração da Ponte Albertinho Bornschein, trânsito passará por ajustes

Publicada em 04/07/2024 às 10:59
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA

Nesta sexta-feira (5), após a inauguração da Ponte Albertinho Bornschein, o trânsito para veículos será liberado. Para isso, a Prefeitura de Joinville, por meio do Departamento de Trânsito, está implementando ajustes nas ruas próximas à ponte.

A Ponte Albertinho Bornschein terá mão dupla e fará a ligação entre as ruas Dr. Plácido Olímpio Oliveira, no Bucarein; e Aubé, no bairro Boa Vista, e será mais uma opção de rota para auxiliar na mobilidade desta região.

Os motoristas que estiverem na Rua Aubé e quiserem acessar a Ponte Albertinho Bornschein, poderão utilizar a pista da direita. Esta pista deixa de ser exclusiva para ônibus e o corredor volta a valer depois do cruzamento com a Rua Graciliano Ramos. Quem estiver indo no sentido Bucarein / Boa Vista pela ponte, terá acesso livre para entrar na pista da Rua Aubé.

Uma das principais mudanças será na Rua Laguna, que passará a ser mão única entre as ruas Plácido Olímpio Oliveira e Padre Kolb. Os motoristas que estiverem saindo da Ponte Albertinho Bornschein, com sentido ao bairro Bucarein, deverão usar a Rua Laguna para chegar até a Rua Padre Kolb. Essa alteração na sinalização viária inicia durante a tarde de quinta-feira (4/7) e a implantação de mão única entra em vigor imediatamente após a conclusão da sinalização.

Ainda pelo lado do bairro Bucarein, os motoristas que estiverem trafegando pela Rua Porto Belo e quiserem acessar a ponte, poderão fazer a conversão à direita. Nesse trecho de entroncamento da ponte e das ruas Dr. Plácido Olímpio Oliveira e Porto Belo, há um trevo que vai ajudar a diminuir os conflitos no trânsito. Essas duas ruas permanecem sendo mão dupla.

A Rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, entre a Rua Urussanga até o acesso à Ponte Albertinho Bornschein, passará a contar com calçada compartilhada para pedestres e ciclistas. E na Rua Urussanga, entre as ruas Padre Kolb e Santos, serão sinalizadas três pistas de rolamento. Não haverá alteração nas linhas do transporte coletivo.

Todas as melhorias já levam em consideração a implantação do binário da Av. Coronel Procópio Gomes com a Rua Urussanga, que deve ocorrer nos próximos meses.

Ponte Albertinho Bornschein

O evento de inauguração da Ponte Albertinho Bornschein ocorre nesta sexta-feira (5), às 10h. A cerimônia será realizada na cabeceira da ponte, pelo lado do bairro Bucarein, com acesso pela Rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira.

A ponte beneficiará a região Central e os bairros Bucarein, Boa Vista e entornos, melhorando a mobilidade, a segurança e a fluidez de trânsito. Com 118 metros de comprimento e 13 metros de largura, a estrutura tem duas pistas para carros e o tráfego será em mão dupla.

Nas duas laterais, haverá calçadas compartilhadas para pedestres e ciclistas. Um diferencial da obra é o espaço livre para a passagem de embarcações sob a ponte, que é de 16 metros de largura por 6,6 metros de altura.

A obra foi executada pelo consórcio formado pela Itaúba Incorporações e Construções Ltda e a Empreiteira de Mão de Obra Adrimar Ltda, sob supervisão da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville (Seinfra). O investimento foi de R$ 12.974.426,73.

A denominação da ponte é uma homenagem ao empreendedor Albertinho Bornschein e anunciada há 24 anos pelo então prefeito de Joinville, Luiz Henrique da Silveira. Em junho do ano 2000, Luiz Henrique entregou para a família Bornschein o projeto arquitetônico da ponte, com a indicação do nome.

Em 2024, um Projeto de Lei para denominar a ponte foi aprovado na Câmara de Vereadores e a Lei 9.612/2024 foi sancionada pelo prefeito Adriano Silva.

Números da Ponte Albertinho Bornschein

– 118 metros de extensão