Revista da Procuradoria-Geral do Município de Joinville (RPGMJ)

Informação publicada conforme Processo SEI nº 23.0.199837-6, em atendimento à Lei nº 12.527/2011 e à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 14/06/2024 às 18:18.

Finalidade

A Revista da Procuradoria-Geral do Município de Joinville (RPGMJ), editada na área do Direito Público e da Administração Pública, tem como objetivo central a contribuição permanente para o desenvolvimento das ciências por meio da publicação acadêmica de temáticas de alta qualidade que ofereçam uma abordagem sob o viés crítico a partir das diferentes dimensões das atividades exercidas no âmbito da Administração Pública.

O periódico busca incentivar o debate técnico e científico das matérias de interesse do Município, estimulando diferentes visões e nutrindo um ambiente profícuo de desenvolvimento de teses e de novas percepções sobre o Direito e sobre a Administração Pública.

Público-alvo

Possui como público-alvo operadores do Direito e professores, estudantes e pesquisadores do Direito e da Administração Pública em geral, bem como cientistas políticos, jornalistas, empresários, gestores públicos e atores políticos.

Periodicidade

A Revista é orientada por regulamento próprio e adota a metodologia de publicação anual, com fluxo de recepção de trabalhos e veiculação dos materiais aptos à publicação por meio de edital de chamamento lançado no mês de agosto, com fechamento no mês de outubro, de acordo com as políticas editoriais, cuja conclusão ocorrerá em cada um dos números lançados em novembro.

Publica trabalhos inéditos de autores e eventualmente trabalhos não inéditos de autoridades e professores convidados, de alto renome nacional.

Suas publicações são seriadas com registro no Instituto Brasileiro de Informações em Ciência e Tecnologia – IBICT (ISBN/ISSN), do Ministério da Ciência e Tecnologia, e serão indexadas.

Possui, também, acesso aberto, livre e imediato ao conteúdo publicado, seguindo o princípio de disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público, proporcionando maior democratização das ciências. 

É permitido aos usuários ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir e pesquisar os textos completos dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outra finalidade lícita, sem solicitar permissão prévia da revista ou do autor, nos termos da Declaração de Berlim sobre Acesso ao Conhecimento nas Ciências e Humanidades.

Período de inscrições

Os artigos destinados a compor a edição de 2024 deverão ser encaminhados entre os dias 17/06 e 19/08/2024 por meio eletrônico ao endereço pgm.gab@joinville.sc.gov.br.

Linha editorial

Na sua versão tradicional, a Revista da Procuradoria-Geral do Município de Joinville apresenta como linha editorial a divulgação de ideias na área de Direito Público, envolvendo exemplificativamente Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito da Saúde, Direito Ambiental, Direito Laboral, dentre outras.

No âmbito da Administração Pública, explora as interfaces Política e Planejamento Governamentais, Administração de Pessoal,  Contabilidade e Finanças Públicas, Teorias Organizacionais e Econômicas e Estudos Urbanos. Seu lócus empírico para a temática da Administração Pública é o contexto brasileiro, especificamente o âmbito municipal e intermunicipal, e sua relação federativa para com outros entes públicos.

Edições

1ª Edição (Ano 1, Número 1, 2023): RPGMJ

A primeira edição da Revista da Procuradoria-Geral do Município de Joinville, referente ao período de Agosto/2023 a Dezembro/2023 foi editada em Março/2024 e formalmente disponibilizada ao público em Junho/2024. Cumprindo-se a Política Editorial (item 1.1., 1.1.7.), possui acesso aberto, livre e imediato ao seu conteúdo. As publicações e a leitura do respectivo conteúdo são gratuitas. O texto integral está disponível no seguinte link: EBOOK – RPGMJ – Ano 1, Número 1, 2023.

Para fácil navegação e disseminação do conteúdo, os trabalhos também são disponibilizados para acesso individualizado. 

Egon Bockmann Moreira. Professor de Direito Econômico da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná. Mestre e Doutor em Direito do Estado pela Universidade do Paraná. Pós-Doutor pela Universidade de Coimbra. Advogado. Árbitro. 

Primeira Seção. Direito Administrativo. Artigo de autor convidado disponível neste link.

Mateus Eduardo Siqueira Nunes Bertoncini. Pós-Doutor junto ao Instituto Ius Gentium Conimbrigae – Centro de Direitos Humanos/ Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Pós-Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor e Mestre em Direito do Estado pela Universidade Federal do Paraná. Professor do Corpo Permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito Empresarial e Cidadania do Centro Universitário Curitiba. Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná.

Primeira Seção. Direito Administrativo. Artigo de autor convidado disponível neste link.

  • Bruno Betti Costa. Mestre em Direito Público pela Fundação Getúlio Vargas/SP. Procurador-Chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura do Município de Belo Horizonte. Ex-Procurador do Estado de São Paulo. Professor de Direito.
  • Pauline de Assis Lopes. Advogada, assessora jurídica na seara de Licitações e Contratos Administrativos e Pós-Graduada em Direito Civil e Processo Civil.

Primeira Seção. Direito Administrativo. Artigo de autores convidados disponível neste link.

Orlando Luiz Zanon Junior. Doutor em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Dupla Titulação de Doutorado em Direito Público pela Università Degli Studi di Perugia (UNIPG). Membro da Academia Catarinense de Letras Jurídicas (ACALEJ). Juiz de Direito em Santa Catarina. Professor.

Primeira Seção. Hermenêutica Jurídica. Artigo de autor convidado disponível neste link.

Pedro Miranda de Oliveira. Doutor em Direito pela PUC/SP. Mestre em Direito pela PUC/PR. Professor de Processo Civil nos cursos de graduação, mestrado e doutorado da Faculdade de Direito da UFSC. Coordenador da Pós-Graduação em Advocacia Cível da ESA Nacional. Coordenador da Pós-Graduação em Processo Civil do CESUSC. Presidente da Comissão Especial de Estudos do CPC da OAB Nacional. Presidente do Instituto Catarinense de Direito Processual (ICDP). Secretário-Geral Adjunto do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP). Membro efetivo do Instituto Iberoamericano de Direito Processual (IIDP) e da Academia Brasileira de Direito Processual Civil (ABDPC). Advogado e consultor jurídico.

Primeira Seção. Direito Processual Civil. Artigo de autor convidado disponível neste link.

Flávia Pereira Hill. Doutora e Mestre em Direito Processual pela UERJ. Professora Associada de Direito Processual Civil da UERJ e da UNESA. Pesquisadora Visitante da Università degli Studi di Torino, Itália. Delegatária de cartório extrajudicial no Estado do Rio de Janeiro.

Primeira Seção. Direito Processual Civil. Artigo de autora convidada disponível neste link.

Ravi Peixoto. Doutor em direito processual pela UERJ. Mestre em Direito pela UFPE. Procurador do Município do Recife. Professor da Faculdade de Direito do Recife (UFPE). Advogado. Membro da ANNEP, do CEAPRO e do IBDP.

Primeira Seção. Direito Processual Civil. Artigo de autor convidado disponível neste link.

Franciano Beltramini. Doutorando e Mestre em Direito Empresarial e Cidadania pela UNICURITIBA. Procurador do Município de Joinville, Advogado e Pesquisador do CNPq, integrante do grupo de pesquisa “Impacto do regramento da proteção de dados nas relações do trabalho” do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNICURITIBA.

Segunda Seção. Direito Financeiro e Orçamentário. Artigo técnico de interesse municipal de autor com submissão aprovada, disponível neste link.

Cristiane Vansuita. Pós-Graduada em Direito Processual Civil, Direito Público com Ênfase em Gestão Pública e Regime Próprio de Previdência Social. Graduada em Direito e em Gestão Pública. Advogada do Instituto de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Joinville – IPREVILLE. Membro da Comissão da Advocacia Pública da OAB/SC – Subseção de Joinville. Profissional aprovada na Certificação Profissional da Secretaria da Previdência – SPREV – como Dirigente de Órgão ou Entidade Gestora de RPPS.

Segunda Seção. Direito Previdenciário. Artigo técnico de interesse municipal de autora com submissão aprovada, disponível neste link.

Thiago Felippe de Amorim. MBA em Gestão Tributária pela Facuminas. Pós-graduado em Direito Processual Civil pela Faculdade Damásio de Jesus e em Direito Desportivo pelo Centro Universitário Internacional. Coordenador do Núcleo de Relações Laborais da Procuradoria-Geral do Município de Joinville. Servidor Público Municipal. Advogado licenciado.

Segunda Seção. Direito Administrativo. Artigo técnico de interesse municipal de autor com submissão aprovada, disponível neste link.

Francieli Cristini Schultz. Procuradora do Município de Joinville. Pós-graduada em Direito Público Aplicado e Direito Tributário pela UNIDERP. Defensora da Fazenda Pública e representante da Procuradoria-Geral do Município na Junta de Recursos Administrativos-Tributários do Município de Joinville – JURAT.

Segunda Seção. Direito Tributário e Direito Constitucional. Artigo técnico de interesse municipal de autora com submissão aprovada, disponível neste link.

Magda Cristina Villanueva Franco. Doutoranda em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental – UDESC (2020/ atual), Mestra em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI (2009-2012), especialista em Direito Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR (2005) e em Gerenciamento Municipal de Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2005). Professora. Gerente da Unidade de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente – SAMA de Joinville/SC.

Segunda Seção. Gestão Ambiental e Direito Ambiental. Artigo técnico de interesse municipal de autora com submissão aprovada, disponível neste link.

Rafael Schreiber. Pós-graduado em Direito Público pela LFG. Pós-graduado em Direito da Economia pela FGV/RJ. Graduado em Direito na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB). Procurador do Município de Joinville/SC. Advogado.

Segunda Seção. Direito Tributário e Direito Processual Civil. Artigo técnico de interesse municipal de autor com submissão aprovada, disponível neste link.

Felipe Cidral Sestrem. Mestre em Direito, Estado e Sociedade na Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-graduado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários e em Direito e Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Procurador do Município de Joinville. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual – IBDP.

Segunda Seção. Direito Processual Civil e Direito Administrativo. Artigo técnico de interesse municipal de autor com submissão aprovada, disponível neste link.

  • Maurício Dalri Timm do Valle. Doutor em Direito pela UFPR. Especialista em Direito Tributário pelo IBET. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Direito da Universidade Católica de Brasília – UCB. Conselheiro Titular do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais – CARF. Professor. Ex-Assessor de Ministro do Supremo Tribunal Federal.
  • Armindo Madoz Robinson. Mestre em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Especialista em Direito Processual Civil. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília (2020). Advogado. Membro da Comissão de Direito Processual Civil da OAB/DF. Professor. Coordenador editorial assistente da Economic Analysis of Law Review – UCB. Revisor de periódicos. Pesquisador no projeto de Benefícios Fiscais junto à UCB-FAP/DF.

Segunda Seção. Direito Tributário. Comentários à jurisprudência de autores com submissão aprovada, disponível neste link.

Atos regulamentadores

Regulamento

Editais

Resoluções

Diretrizes para autores

Conselho editorial

“Nos termos do Art. 4º da Portaria PGM.GAB nº 19, de 7 de agosto de 2023, e de deliberação em assembleia, compõem o Conselho Editorial da Revista da Procuradoria-Geral do Município de Joinville:

Unidade responsável

Skip to content