45º Copão Kurt Meinert Masculino estreia neste fim de semana

Publicada em 05/06/2024 às 12:35
Relacionado a: Secretaria de Esportes - SESPORTE

O futebol amador de Joinville volta a entrar em campo no sábado (8/6), com a estreia da 45ª edição do Copão Kurt Meinert Masculino, uma das maiores e mais tradicionais competições da modalidade, em Santa Catarina.

A abertura do campeonato ocorre no América Futebol Clube (rua Edgar Schneider, 130 – América), com solenidade oficial às 14h. Em seguida, a partir das 15h, as equipes do Nordeste Esporte Clube, campeão do Copão de 2023, e Clube Atlético Panambi, disputam a primeira partida da competição.

O 45º Copão Kurt Meinert Masculino terá a participação de 54 equipes que, na primeira fase, estão divididas em 13 grupos, sendo 11 com quatro equipes e dois com cinco equipes.

Avançam para a próxima fase os primeiros e segundos colocados dos grupos com quatro equipes, bem como os primeiros, segundos e terceiros lugares dos grupos com cinco equipes.

Ao todo, 28 times, divididos em sete grupos de quatro equipes, irão disputar a segunda fase. Serão classificados os times que ficarem em primeiro e segundo lugar de cada grupo e, também, os dois melhores terceiros colocados entre os sete grupos.

Nas oitavas de final, serão oito confrontos eliminatórios, disputados por 16 times. O vencedor de cada jogo avança para as quartas de final e, quem vencer, se classifica para as semifinais.

Os perdedores das semifinais disputam o terceiro e quarto lugar e os ganhadores avançam para a final.

Jornalista homenageado

O 45º Copão Kurt Meinert Masculino vai homenagear o jornalista joinvilense Roberto Dias Borba, nascido e criado no bairro Glória, onde cresceu vivenciando a história e a tradição do esporte.

Roberto Dias Borba descobriu sua vocação para a escrita durante a adolescência e transformou a habilidade em profissão. Sua primeira experiência no jornalismo foi no extinto Jornal de Joinville, onde ingressou sob a orientação do veterano jornalista Toninho Neves.

Sua trajetória teve continuidade no jornal A Notícia. Também foi colunista do caderno regional DC Norte, encartado na edição do jornal Diário Catarinense. Já no início dos anos de 1990, ingressou no jornalismo corporativo por intermédio de agências de comunicação que produziam jornais de empresas da cidade.

No rádio, atuou nas emissoras Difusora AM 1480 e na AM 1590 à época em que usava a bandeira da Rádio Globo.

Já na televisão, comentou jogos de futebol na RBS TV entre os anos de 1995 e 1996 e, também, na TV da Cidade, em canal fechado.

A paixão pela escrita, hoje tão distante das impressões a chumbo, continua viva em Roberto Dias Borba que, atualmente, utiliza as redes sociais para postar suas crônicas.

Os textos estarão reunidos no livro Glorias’s do Menino Jornalista e relatam fatos marcantes da sua vida e trajetória no jornalismo joinvilense e catarinense.

Roberto Dias Borba é casado com Vilma Ramos Borba. É pai de Ubiratan, Paulo César e Rubens, e avô de quatro netos, Henrique, Joaquim, Guilherme e João.