Após duas semanas de trabalho contínuo, comboio enviado à Guaíba retorna para Joinville

Publicada em 13/06/2024 às 10:23
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

Na quarta-feira (12/6), as equipes de Joinville que trabalharam em Guaíba durante a missão de ajuda humanitária retornaram para Santa Catarina. No fim da terça-feira (11/6), os profissionais que estavam na cidade foram homenageados pela Prefeitura de Guaíba e receberam um “Certificado de Apreciação”. O reconhecimento será entregue também aos demais servidores da Prefeitura de Joinville que estiveram na cidade.

Com isso, Joinville encerra as atividades presenciais realizadas em Guaíba. No dia 29 de maio, um comboio com máquinas retroescavadeiras, caminhões caçamba e caminhão dos Bombeiros Voluntários seguiu rumo à Guaíba com o objetivo de ajudar na limpeza de ruas e recolhimento de entulhos que ficaram acumulados após os imóveis terem sido atingidos pela enchente.

Desde então, o grupo joinvilense fez a limpeza de 30 quadras, o equivalente a 2,5 quilômetros lineares de ruas limpas e 482 cargas de entulho. Por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana, foram disponibilizadas duas máquinas retroescavadeiras e cinco caminhões caçamba. Cada um deles prestou até 150 horas/máquina de serviços no município, o que resultou em mais de 1 mil horas de trabalho.

Já a Secretaria de Educação disponibilizou diversos materiais para serem usados nas escolas de Guaíba que foram atingidas. A ajuda somou R$ 941 mil. São carteiras, cadeiras, materiais para cozinha como geladeiras e fogões, além de armários para biblioteca. Com os itens enviados, foi possível organizar 30 salas de aulas em seis escolas para receber alunos, professores e toda a equipe que trabalha nestes locais, tão logo as aulas sejam retomadas.

Destaque também para o apoio técnico das Secretarias de Assistência Social (SAS) e Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot), por meio da Defesa Civil, que foi fundamental na realização de atividades de cadastramento de documentação, por exemplo.

“Nós conseguimos cumprir a missão que foi dada. Com essa característica que o povo joinvilense tem de ser humanitário, colaborativo, mostramos a nossa força e conseguimos ajudar, o que era o nosso objetivo”, comenta o secretário da Seprot, Paulo Rogério Rigo.

Solidariedade joinvilense

Logo após o Rio Grande do Sul ser atingido pela enchente, Joinville se mobilizou para auxiliar o povo gaúcho. Em um primeiro momento, emergencialmente, foram feitas arrecadações de roupas, alimentos, água e material de higiene e limpeza. Em um espírito de solidariedade, o joinvilense mostrou a sua força e enviou mais de 41 carretas com donativos doados pelos moradores de Joinville e arrecadados na sede dos Bombeiros Voluntários e na Igreja Onda Dura para diversos municípios gaúchos. A ação teve a parceria dos grupos de Rotary da cidade e dos Bombeiros Voluntários de Joinville.

Paralelo a isso, a Prefeitura organizou as ações e atividades administrativas para que pudesse auxiliar Guaíba com materiais, prestação de serviços e apoio técnico.

No dia 14 de maio, a Prefeitura de Joinville formalizou o apoio ao município de Guaíba, que teve mais de 50% do seu território atingido por enchentes e alagamentos. A primeira ação foi o envio de uma missão precursora para o mapeamento das necessidades do município. E no dia 29 de maio, o comboio seguiu rumo ao Rio Grande do Sul.

Guaíba é uma cidade que fica na Região Metropolitana de Porto Alegre, é banhada pelas águas do Guaíba e tem 95 mil habitantes. Cerca de 57 mil pessoas ficaram desabrigadas, sendo que 38 mil eram de Guaíba e outras 19 mil de Eldorado, no pior momento da enchente.