Assistência Social de Joinville realiza Operação Baixas Temperaturas para pessoas em situação de rua

Publicada em 26/06/2024 às 12:03
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS

Com o início do inverno, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social, iniciou na terça-feira (25/6) a Operação Baixas Temperaturas. A ação é um reforço no serviço para acolhimento noturno de pessoas em situação de rua.

“A operação é colocada em prática quando a previsão do tempo indica que os termômetros podem registrar temperatura de até 12 graus. É importante a gente explicar que esse é um serviço extra, oferecido pela Prefeitura de Joinville e que ocorre durante o inverno, ou seja, por até três meses”, informa a secretária de Assistência Social Fabiana Cardozo.

Durante todo o ano, a Assistência Social já mantém convênio com Casas de Passagem que recebem pessoas que estão temporariamente em situação de rua, garantindo que elas possam, no período de acolhimento, encontrar emprego, fazer a documentação necessária e superar a situação de vulnerabilidade social.

Como funciona a Operação Baixas Temperaturas

De segunda a sexta-feira, as pessoas que estão em situação de rua devem procurar o Centro Pop (rua Paraíba, 937) para realizar o cadastro até 17h. Aos fins de semana, o cadastro é feito até 16h. A partir das 17h, a Prefeitura faz o transporte até o local indicado para passar a noite.

No período noturno, a equipe de referência do atendimento telefônico e acolhimento é o Serviço Especializado em Abordagem Social, que atende pelos telefones (47) 3030-1232/ 3433-3341 e WhatsApp (47) 99141-3439. Portanto, caso a comunidade veja uma pessoa dormindo na rua, em situação de vulnerabilidade, pode ligar nesses telefones e indicar o endereço.

São oferecidas diariamente 50 vagas na Casa de Passagem Vó Joaquina, que é conveniada com a Secretaria de Assistência Social. A distribuição de vagas priorizará pessoas com deficiência, mulheres com crianças, idosos e classificação por ordem de chegada.

O usuário cadastrado na Operação Baixas temperaturas poderá jantar no Restaurante Popular Bucarein, com atenção para o horário de saída do transporte. A Casa de Passagem Vó Joaquina também ofertará jantar.

Será concedido vale-transporte, na manhã seguinte, a partir das 6h, para o deslocamento até o Restaurante Popular Bucarein, onde será oferecido o café da manhã.

Durante o outono, quando Joinville registrou dias mais frios, a Operação Baixas Temperaturas foi realizada pontualmente.