Casa da Cultura promove mostra didática com exposição de trabalhos dos alunos

Publicada em 17/05/2024 às 09:33
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT, Unidade da Casa da Cultura - SECULT.UCC, Escola de Artes Fritz Alt - SECULT.UCC.EAF

A Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior promove, até 10 de junho, as Mostras Didáticas da Escola de Artes Fritz Alt. Estão em exposição os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes dos cursos de arte juvenil e fanzine.

Com curadoria e expografia das professoras Daniele Rieper e Leandra Schmidt e do gerente da Casa da Cultura, Carlos Alberto Franzoi, os trabalhos apresentados na mostra “Boas-vindas à Princesa Dona Francisca” tiveram como inspiração o artista plástico Fritz Alt.

Uma de suas primeiras obras, quando chegou em Joinville, foi a estátua da princesa Dona Francisca Carolina de Bragança, irmã de Dom Pedro II. Este tema foi escolhido para celebrar o bicentenário dela.

O ponto de partida para as ideias expostas foi o busto da princesa Dona Francisca, feito por Fritz Alt em 1926, hoje exposto na Alameda Brustlein, mais conhecida como Rua das Palmeiras. Os estudantes do curso de arte juvenil colocaram em prática a técnica de auto-retrato em aquarela e giz pastel seco e oleoso.

“Para os alunos explorarem seus traços pessoais, por meio do desenho de observação, usaram espelhos para se auto representarem em aquarela”, explica a professora Daniele Rieper. “Também foram estimulados a reproduzir um ponto da cidade que mais gostam”, conta a professora Leandra Schmidt. A mostra conta com 24 trabalhos de alunos com idade entre 12 e 16 anos.

Com 30 ilustrações de possíveis capas de histórias em quadrinhos protagonizadas pelos estudantes do curso de fanzine, a Mostra Didática “Capas de HQs Autorais” tem curadoria e a expografia de Ane Winter e Carlos Alberto Franzoi. Ao longo do primeiro bimestre, os alunos aprenderam técnicas para desenhar o rosto humano, experimentaram estilos de representação e criaram personagens próprios. A partir de segunda-feira (20), os trabalhos de quem estuda pintura com o professor Luciano da Costa Pereira, vão integrar a Mostra Didática com a proposta “Recortes Imagéticos”.