Coronavírus: Denúncias de focos de mosquito da dengue devem feitas pela internet

Publicada em 15/04/2020 às 16:28
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

A Secretaria da Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, orienta a população que as denúncias sobre locais onde possam haver focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, devem ser feitas exclusivamente pelo site da Prefeitura de Joinville, em meio às restrições decorrentes da pandemia do coronavírus.

O acesso garante o registro imediato da situação. O cidadão pode colocar fotos e os dados da denúncia. A informação será encaminhada ao setor de fiscalização da Vigilância Ambiental para que seja realizada a vistoria.

O serviço telefônico da Ouvidoria, pelo canal 156, está indisponível no momento devido às restrições impostas pela situação do coronavírus. Por isso o atendimento ocorre apenas pela forma digital.

Infestação em Joinville

Em Joinville, a Vigilância Ambiental registrou dois mil focos do mosquito transmissor. O município está em estado de infestação do inseto. Até o momento, 536 pessoas contraíram dengue. A doença é caracterizada pelos seguintes sintomas: febre alta, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas pelo corpo.

Atendimento sobre a doença

A Secretaria da Saúde oferece um serviço de atendimento às pessoas que tenham sintomas da dengue. Antes de se dirigir a uma Unidade Básica de Saúde, a orientação é o cidadão entre em contato com os canais Ligue-Saúde ou Web-Saúde (via WhatsApp), no telefone 3481-5165.

Neste contato, ele vai relatar os sintomas que está passando à equipe de atendimento e vai receber o direcionamento para atendimento. Esses canais não servem para relatar denúncias de focos do mosquito.

Como evitar o mosquito

• Mantenha a residência sempre limpa
  • Não deixe água acumulada
  • Vire os potes ou tampe locais que possam entrar água
  • Mantenha as calhas limpas
  • Coloque telas na caixa da água e caixas de passagens
  • Mantenha a piscina limpa e coberta, dentro do possível

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.