Crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos podem tomar a vacina contra a dengue em Joinville

Publicada em 07/03/2024 às 08:38
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A partir desta quinta-feira (7), Joinville amplia a faixa etária e começa a vacinar crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos contra a dengue. A medida foi tomada após o município receber um ofício da Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado, que traz as orientações do Governo Federal com a Nota Técnica 12/2024-CGICI/DPNI/SVSA/MS. O documento recomenda a ampliação da oferta da vacina para o público alvo.

Portanto, os pais ou responsáveis que queiram imunizar crianças e adolescentes com a vacina que protege contra a dengue, podem procurar uma das Unidades Básicas de Saúde da Família de Joinville, em todas as regiões da cidade. Apenas a UBSF Jativoca e as UBSFs Comasa e João Costa, que atuam como Sentinela para atendimento da dengue, não estão aplicando o imunizante. Outra opção é ir até a Sala de Vacinas Central, na Rua Abdon Batista, 172.

Os horários de funcionamento das UBSFs estão disponíveis neste link. Para receber a vacina, é preciso apresentar documento, Carteira de Vacinação e Cartão Nacional de Saúde do pré-adolescente, além de documento do responsável e chegar na UBSF pelo menos 30 minutos antes do horário de fechamento.

A imunização contra a dengue é composta por duas doses, aplicadas com intervalo de três meses entre a primeira e a segunda. Não pode receber a vacina pré-adolescente que teve dengue há menos de seis meses ou que esteja com suspeita de dengue, febre ou sintomas gripais.

Joinville recebeu até o momento 15.701 doses da vacina contra a dengue e foram aplicadas 3.622 doses.