Defesa Civil de Joinville acompanha possibilidade de temporais entre quinta e sexta

Publicada em 01/11/2023 às 17:57
Relacionado a: Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC

A equipe da Defesa Civil de Joinville está em estado de observação em função da previsão de temporais com chuva intensa entre quinta e sexta-feira (2 e 3/11).

De acordo com o relatório meteorológico da Defesa Civil de Santa Catarina, para a região de Joinville, o risco é considerado moderado para ocorrências como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas.

Na madrugada e na manhã de sexta-feira (3/11), os temporais e a chuva se espalham para todas as regiões do estado. No período, para Joinville, são esperados acumulados de 50 a 90 mm.

Os meteorologistas preveem a formação de uma frente fria associada a um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. Em Santa Catarina, o fenômeno pode provocar temporais com raios, rajadas de vento e queda de granizo.

Orientações

Com a chuva volumosa, além do risco de alagamento, podem ocorrer deslizamentos de terra. Essa condição exige atenção, principalmente de pessoas que moram próximas de rios e morros.

A orientação é, em caso de alagamento, evitar circular em áreas com água acumulada. Além disso, ter cuidado com crianças próximas de pontes e ribeirões devido a correnteza que tende a aumentar.

Em caso de chuva com vento, buscar um lugar seguro para se proteger, longe de placas ou objetos que possam ser arremessados com o vento.

A Defesa Civil de Joinville pode ser acionada pelo telefone 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193.