Defesa Civil de Joinville alerta para risco de vento forte

Publicada em 13/05/2024 às 08:19
Relacionado a: Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública - SEPROT

A Defesa Civil de Joinville monitora a previsão do tempo que indica a possibilidade de vento forte entre a manhã de segunda-feira e a noite de terça-feira (13 e 14/5). A orientação é que as pessoas fiquem atentas, pois essa condição climática pode chegar ainda durante a madrugada.

O sistema é em decorrência de um ciclone extratropical no mar, próximo à costa do Sul do Brasil. O vento sopra com velocidade média de 15 a 25 km/h e com rajadas que devem oscilar entre 45 e 70 km/h, podendo pontualmente superar estes valores. O risco é moderado na região de Joinville para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.

A recomendação é que os moradores acompanhem as atualizações emitidas pela Defesa Civil estadual. Para receber as mensagens em tempo real no celular, basta enviar o CEP da residência para o número 40199, por mensagem de texto (SMS). O serviço é gratuito e administrado pela Defesa Civil estadual.

Em caso de vento forte, os moradores devem buscar um lugar seguro para se proteger, longe de placas, árvores ou objetos que possam ser arremessados com o vento. Outra recomendação é ficar longe de janelas nas residências.

A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e os Bombeiros Voluntários no 193.