Educação de Jovens e Adultos abre 320 vagas para alunos em três propostas de ensino

Publicada em 26/06/2024 às 12:05
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED

A Secretaria de Educação abre nos próximos dias 320 vagas para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) em três propostas diferentes de ensino. As oportunidades são para pessoas a partir de 15 anos, em qualquer nível de aprendizagem, que não concluíram o Ensino Fundamental.

A primeira proposta é a EJA profissionalizante, realizada em parceria com o Sesi/Senai. O curso tem duração de 13 meses, voltado para alunos que pretendem concluir o segundo segmento (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental) e ainda ter uma qualificação profissional. As aulas ocorrem 80% à distância, com até duas aulas presenciais na semana com professores do Sesi/Senai.

Há 70 vagas disponíveis divididas em duas escolas da Rede Municipal de Ensino. Os interessados devem fazer a matrícula nesta quarta-feira (26/6) ou em 2 de julho na Escola Municipal Pauline Parucker (Boehmerwald), e nesta quinta-feira (27/6) ou em 3 de julho na Escola Municipal João de Oliveira (Fátima).

A segunda opção é a EJA regular, com vagas em sete escolas-polo distribuídas pela cidade: Adolpho Bartsch (Pirabeiraba), Dom Jaime de Barros Câmara (Comasa), Joaquim Félix Moreira (Paranaguamirim), Escola de Jovens e Adultos (Itaum), Laura Andrade (Jardim Iririú), Rosa Berezoski (Jardim Paraíso) e Valentim João da Rocha (Vila Nova).

A terceira proposta é ofertada nas escolas Dom Jaime de Barros Câmara e Laura Andrade. São realizadas aulas presenciais em dois dias da semana, com três dias de carga horária flexível em que há oferta de qualificação profissional por meio de instituições parceiras. As opções são nas áreas administrativa, industrial, tecnológica e têxtil. Também há oportunidade de realizar projetos de pesquisa, empreendedorismo ou na área de tecnologia.

Em todos os casos, o interessado deve buscar a unidade em que pretende cursar as aulas para realizar a matrícula. Os documentos necessários estão disponíveis no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/matriculaEJAjoinville).

Formatura da EJA profissionalizante

Na última terça-feira (25/6), cerca de 35 alunos das escolas Eladir Skibinski, João de Oliveira e Pauline Parucker participaram da formatura da EJA profissionalizante, ofertada em uma parceria entre Secretaria de Educação e Sesi/Senai. O evento ocorreu na Escola Sesi de Referência.

Os alunos convidaram familiares e amigos para acompanhar e comemorar a conquista. Os formandos foram chamados para receber os certificados de conclusão e os alunos que foram destaque de cada escola receberam uma placa simbólica como homenagem.

O evento teve o momento de homenagem aos professores e a fala de um orador representante dos alunos para descrever a emoção de concluir o Ensino Fundamental por meio da Educação de Jovens e Adultos, além de sair desta etapa com uma qualificação profissional.