Embaixador da Áustria visita Joinville e conhece potencialidades econômicas e culturais do município

Publicada em 07/12/2023 às 17:35
Relacionado a: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE

Com o objetivo de estreitar relações e conhecer os potenciais econômico, cultural e de negócios de Joinville, o embaixador da Áustria, Stefan Scholz, a embaixatriz Angelika Scholz e o cônsul honorário Mauro Kirsten visitaram a Prefeitura de Joinville e foram recebidos pela vice-prefeita Rejane Gambin.

O encontro ocorreu nesta quinta-feira (7) e foi acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Willian Escher, e pelo secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth.

Durante a visita, a vice-prefeita Rejane Gambin lembrou a pluralidade cultural de Joinville e a contribuição que os povos oriundos de diversos países, inclusive os austríacos, deram para a formação de uma cidade forte e repleta de oportunidades.

Já o secretário Eschler enalteceu a potência de Joinville no âmbito dos negócios e destacou os importantes índices conquistados. Entre eles, ter sido eleita, pela revista Isto É, a melhor cidade do Brasil para se viver; possuir o maior PIB de Santa Catarina e o terceiro da região Sul; e ser a 7a cidade mais segura do país, entre os municípios com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes.

A riqueza cultural de Joinville, por sua vez, foi destacada pelo secretário Gassenferth. Além de citar a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, o Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, grandes eventos como o Festival de Dança e a Festa das Flores, o secretário salientou o grande território de natureza preservada e a qualidade de vida que diferenciam a cidade.

Para conhecer parte das belezas, atrações e potencialidades que Joinville oferece, os visitantes assistiram ao vídeo institucional da cidade e foram presenteados com um exemplar do livro Cidade de Joinville.

Os anfitriões, por sua vez, receberam dos convidados souvenirs ilustrados com a pintura do retrato da mãe da princesa Dona Francisca, a imperatriz Maria Leopoldina, que era austríaca.

De acordo com o cônsul honorário da Áustria, Mauro Kirsten, a visita demonstra o interesse do país em se aproximar da cidade de Joinville.

“Estamos dando início a um ciclo que compreende uma relação entre Joinville e a Áustria em vários sentidos, cultural, de futuros negócios, empreendimentos e, principalmente, institucional. Pela vocação que a Áustria possui e que Joinville também apresenta, e pelo que a cidade é dentro de Santa Catarina, será uma relação de sucesso”, declara o cônsul.