Inscrições abertas para oficinas gratuitas que vão detalhar os editais do Simdec em Joinville

Publicada em 11/01/2024 às 18:09
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) realiza, a partir da próxima segunda-feira (15/1), uma série de oficinas sobre os editais do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec). Serão 10 encontros presenciais realizados em horários e locais diferentes da cidade.

Para participar é necessário se inscrever gratuitamente pelo link. Cada encontro terá duração de 1h30. A primeira oficina ocorre no CEU Aventureiro, a partir das 19h.

De acordo com o coordenador do Simdec, Leonardo Venske, as oficinas serão realizadas em todas as regiões da cidade. “Nosso objetivo é abranger todos os públicos, por isso, estaremos em lugares diferentes e com encontros de manhã, à tarde e à noite”, explica o gestor.

Além do Aventureiro, os encontros ocorrem também na Unidade de Desenvolvimento Rural (UDR), em Pirabeiraba; na Associação de Moradores do Bairro Vila Nova; no Terminal Urbano do Itaum; O Farol, no bairro América; na Associação de Moradores do Bairro Guanabara; na Igrejinha Verde, bairro Morro do Meio; na Associação de Moradores do Bairro Espinheiros; e no Teatro Juarez Machado.

Durante os encontros, serão repassadas orientações sobre elaboração e inscrição de projeto, inclusive com um passo a passo do processo, além das novidades dos editais. A sugestão para quem for participar do encontro é fazer uma leitura prévia dos documentos.

“Além dos temas que vamos abordar, estaremos também disponíveis para responder a dúvidas pontuais dos participantes. Para isso, ressaltamos a importância de ler os editais antes da oficina”, salienta Venske.

Inscrições para o Simdec estão abertas até fevereiro

Os editais do Simdec destinam recursos financeiros à elaboração e execução de projetos culturais em Joinville. São duas modalidades: Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FMIC) e Mecenato.

Na modalidade FMIC, são três categorias: patrimônio (patrimônio material, imaterial e memória), ações culturais e ações culturais regionais (distribuídas entre as oito regiões de Joinville). No Mecenato, são dois editais: patrimônio (patrimônio material, imaterial e memória) e ações culturais. Juntos, os editais totalizam um investimento de cerca de R$ 10,1 milhões no setor cultural.

As inscrições devem ser feitas até o dia 2 de fevereiro, para os editais do FMIC, e dia 16 de fevereiro, para os editais do Mecenato. O processo é feito pelo site da Prefeitura de Joinville. Os interessados deverão protocolar os documentos de habilitação e do projeto cultural na aba “Autosserviços”, no serviço “Req. para Cadastro Proposta – Parceria”.

Agenda Oficinas do Simdec:

15/1 – Segunda-feira, 19h
CEU Aventureiro – Rua Theonesto Westrupp, 627 – Aventureiro