Join.Cubo forma mais de 40 empreendedores em Joinville

Publicada em 13/12/2023 às 08:26
Relacionado a: Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE

Nesta terça-feira (12), 41 empreendedores se formaram na sexta turma da incubadora pública da Prefeitura de Joinville, a Join.Cubo. A cerimônia ocorreu no prédio O Farol.

Nas aulas gratuitas, realizadas de fevereiro a dezembro deste ano, foram trabalhadas características empreendedoras e ferramentas de gestão. Os alunos foram classificados por meio de processo seletivo.

“Alguns dos empreendedores que estão se formando hoje tiveram um crescimento em seus negócios de até 250%, desde que iniciaram o curso. E esse é o objetivo da Join.Cubo: aumentar o rendimento dos empreendedores, trazendo mais qualidade de vida e desenvolvimento para Joinville”, afirma William Escher, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Joinville.

Segundo a diretora executiva do Centro Público de Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat), Cristina Amaral Nogueira, a Join.Cubo é o primeiro degrau de uma retomada de autoestima, de empoderamento, de pessoas que, muitas vezes, nem sabiam que podiam comercializar seus produtos e gerarem renda.

“Ao longo do curso eles aprenderam a precificar seus produtos, estudaram análise de mercado, planejamento estratégico e tiveram lições de marketing. E isso muitos deles não tinham a condição financeira de buscar e nem a oportunidade de acharem que fossem capazes de aprender”, explica Cristina.

Ramon Oliveira Damaceno é um dos formandos da sexta turma da Join.Cubo. “Profissionalmente, o curso agregou valor a minha empresa. Aprimorou a forma de eu olhar, como um todo, o meu negócio. Aprendi a dar valor ao que tenho em mãos e a melhorar isso”, diz Ramon, que é proprietário de uma empresa de serviços em gesso e pinturas.

A nutricionista Elen Cristina Perpinelli também elogia o conteúdo da Join.Cubo. “O curso me trouxe alguns esclarecimentos sobre como abrir uma empresa e ser uma empreendedora. Cada terça-feira era uma oficina diferente. Então, foi como subir um degrau por semana. Foi muito bom ter essa luz na profissão”, relata Elen.

Inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o processo seletivo para ingresso no Programa de Incubação de Empreendimentos Join.Cubo, para o ano de 2024.

Podem participar do processo seletivo moradores do município de Joinville, maiores de 18 anos ou emancipados, que tenham o intuito de empreender ou que já estão empreendendo, mesmo que informalmente.

As inscrições para a seleção são gratuitas e devem ser feitas pelo site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/JoinCubo2024), onde também estão disponíveis as informações completas sobre o processo. O prazo encerra no dia 21 de janeiro.

Também é possível se inscrever presencialmente na sede da Join.Cubo, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (rua Max Colin, 550 – América), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 13h30, munidos dos documentos de identificação pessoal (RG e CPF), comprovante de endereço, e Número de Identificação Social (NIS) do CadÚnico, caso possua.

Os candidatos deverão preencher o formulário de inscrição que contém questões sobre o perfil socioeconômico e sobre o negócio a ser desenvolvido. Os critérios de classificação são estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal, ter empreendimento em atividade e ter empreendimento coletivo.

A relação dos candidatos aprovados em primeira chamada será publicada no dia 26 de janeiro, no site da Prefeitura de Joinville e afixada nos murais da Join.Cubo, na SDE. O período de matrículas será de 31 de janeiro a 2 de fevereiro. Já o início das aulas está programado para o dia 20 de fevereiro.