Joinville atinge nota máxima na avaliação do Mapa do Turismo Brasileiro 2023

Publicada em 25/04/2023 às 10:14
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Joinville está entre as sete cidades do Sul do Brasil que receberam a nota máxima na avaliação do Mapa do Turismo Brasileiro 2023. O resultado foi divulgado na segunda-feira (24/4) pelo Ministério do Turismo (MTur), com a atualização da publicação no site do Governo Federal. Ele reúne os municípios brasileiros que apresentam vocação turística ou que são impactados pelo setor de viagens, e os classifica com notas de A a E.

Joinville manteve o conceito A, nota que alcançou nas últimas duas atualizações do mapa. A avaliação do Ministério do Turismo leva em conta o desempenho da economia no turismo local a partir das seguintes variáveis: quantidade de estabelecimentos e empregos no setor de hospedagem, quantidade de visitantes domésticos e internacionais, e arrecadação de impostos federais a partir dos meios de hospedagem.

São analisados também critérios como a quantidade de prestadores de serviços turísticos registrados no Cadastur, a existência de um Plano Municipal de Turismo e as atividades de planejamento e governança da Prefeitura dedicadas ao turismo.

“Estar no mapa e manter a nota máxima nos possibilita participar dos programas e editais do Governo Federal que são ofertados apenas aos municípios que estão na categoria A e, com isso, buscar mais recursos para Joinville”, explica a gerente de Turismo de Joinville, Vanessa Venzke Falk.

No total, 55 cidades brasileiras receberam conceito A na última atualização do mapa. Em Santa Catarina, são quatro municípios com nota máxima: além de Joinville, estão na lista Balneário Camboriú, Bombinhas e Itapema. Curitiba e Londrina, no Paraná; e Gramado, no Rio Grande do Sul, completam o ranking no Sul do país.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, a continuidade de Joinville na categoria A é resultado de um trabalho crescente de fortalecimento da atividade turística, que inclui ações de capacitação do trade turístico e foco na promoção da cidade como destino de turismo e eventos.

“Joinville é um hub do Norte de Santa Catarina, a cidade que oferece estrutura hoteleira e de serviços que pode atrair mais turistas e engajar toda a região do Caminho dos Príncipes. Nossa expectativa é que esse resultado também atraia mais olhares para o município com a compreensão de que trata-se de um destino turístico em desenvolvimento e com um grande potencial para ser referência neste setor”, afirma Gassenferth.

A gestão municipal tem investido na divulgação de Joinville como um roteiro turístico. Além da participação nas principais feiras do setor, a cidade também tem se destacado por oferecer atrativos que encantam os visitantes, como o Caminhos de Dona Francisca, rota contemplada pelo Ministério do Turismo na 2ª edição do projeto Experiências do Brasil Rural. Outro atrativo turístico que recebeu atenção nos últimos anos é o Natal de Joinville, que em 2022 recebeu cerca de 350 mil visitantes e ajudou a gerar mais de 300 empregos diretos e indiretos.