Joinville cria Gabinete de Crise e amplia medidas de combate à pandemia

Publicada em 24/02/2021 às 09:06
Relacionado a: Unidade de Comunicação - SECOM.UCO, Secretaria de Comunicação - SECOM

A Prefeitura de Joinville está atenta ao aumento dos casos e também a ocupação dos leitos destinados aos pacientes diagnosticados com Covid-19. Por este motivo, foram anunciadas novas medidas de prevenção e combate à pandemia.

Nesta terça-feira (23), foi instituído o Gabinete de Crise, liderado pelo prefeito Adriano Silva e composto por cinco Comitês Estratégicos: Gestão Hospitalar, Ação e Fiscalização, Assistência Social, Gestão Econômica e Comitê Integrado de Operações.

O principal objetivo é garantir respostas adequadas e rápidas a partir do monitoramento da evolução dos casos, da ocupação dos leitos nas redes pública e privada, e da capacidade de atendimento na rede hospitalar.

“O momento exige atenção e cautela. Nós trabalhamos com muita responsabilidade na gestão da pandemia de Covid-19. Por isso, o pedido é que a população respeite as medidas de enfrentamento à doença, principalmente evitando aglomerações, utilizando máscara e fazendo a higienização correta das mãos”, reforça o prefeito.

Mais medidas

Além da implantação do Gabinete de Crise, estão suspensas as cirurgias eletivas de alta e média complexidade em todos os hospitais de Joinville, conforme as recomendações do Governo do Estado. Cirurgias de urgência e emergência, além dos procedimentos considerados “tempo-sensíveis”, que são aqueles em que a vida do paciente pode estar em risco, continuam sendo realizados.

Outro ponto importante é o aumento na agilidade dos resultados da testagem. O município realizará testes antígenos para diagnóstico. Para este exame, é realizada a coleta de material nas narinas para detectar a presença de uma proteína da SARS-CoV-2. O resultado positivo indica que o paciente está com a doença naquele momento e precisa ser isolado. O resultado é liberado em aproximadamente uma hora.

O município também articula uma parceria com a Universidade da Região de Joinville (Univille) para que o mapeamento genético do vírus seja realizado na cidade. O objetivo é monitorar com mais agilidade a circulação do vírus em território joinvilense.

Números da pandemia em Joinville

O primeiro caso de infecção por Covid-19 foi identificado em Joinville no dia 13 de março de 2020. Desde então, mais de 56 mil casos foram confirmados. Joinville fez mais de 195 mil testes, o maior volume entre as cidades do Estado.

No site da Prefeitura, a população pode acompanhar as informações sobre a Covid-19, incluindo a ocupação dos leitos.

Até agora, Joinville recebeu 13.291 vacinas para a primeira aplicação e 12.771 pessoas foram imunizadas com a primeira dose até o momento. Além disso, o município também realiza a aplicação da segunda dose seguindo a orientação dos laboratórios responsáveis pelas vacinas e a determinação do Ministério da Saúde para garantir a eficácia da imunização. Até o momento, 2.788 pessoas receberam a segunda dose do imunizante.

Responsáveis pelos comitês

Gabinete de crise – Adriano Silva (prefeito de Joinville)
Comitê de Gestão Hospitalar – Jean Rodrigues da Silva (secretário da Saúde)
Comitê de Ação e Fiscalização – Paulo Rogério Rigo (secretário de Proteção Civil e Segurança Pública)
Comitê de Gestão Econômica – Marcel Virmond Vieira (secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável)
Comitê de Assistência Social – Fabiana Cardozo (secretária de Assistência Social)
Comitê Integrado de Operações – Gilberto Leal (secretário de Governo)

Todas as informações da Prefeitura de Joinville sobre Coronavírus estão disponíveis na página Coronavírus em Joinville.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.